domingo, 19 de agosto de 2007

Manchester City x Manchester United

Hoje, domingo, é dia de Manchester City x Manchester United, o clássico da cidade inglesa de Manchester, localizada no noroeste do país.

Os dois times, grandes rivais, têm origens semelhantes: enquanto os Red Devils foram fundados por trabalhadores do ramo ferroviário (eram funcionários da Lancashire and Yorkshire Railway, tanto que o primeiro nome do time foi Newton Heath Lancashire & York Railway Company FC), os Blues foram fundados por profissionais da indústria metalúrgica de Gorton, um distrito próximo de Manchester.

Os escudos dos times:


O escudo do Manchester United tem alguns elementos do brasão da cidade de Manchester (ver mais abaixo), como o "Manchester Ship", barco que representa o Manchester Ship Canal, rio retificado em maio de 1894 para melhor fluir o que se produzia na cidade.

O diabo na parte amarela do escudo remete ao apelido do time, Red Devils (Diabos Vermelhos), surgido na década de 60 quando o lendário técnico Matt Busby o adotou, copiando o Salford City Reds, um time de rúgbi da cidade de Salford, que pertence à grande Manchester. O diabinho começou a fazer muito sucesso, até que em 1970 foi incluído no escudo do time, que até então era como o que está representado logo abaixo. Como é possível observar, as palavras "Football Club" desapareceram do símbolo, o que desagradou boa parte da torcida, que afirmava que isso queria dizer que não era mais o futebol o objetivo do clube, mas sim o marketing e os negócios.
* * *



O atual escudo do Manchester City foi adotado em 1997, depois que o antigo escudo (logo abaixo) não foi aceito como um símbolo passível de ser marca registrada, por causa da Rosa Vermelha de Lancashire, por ela ser símbolo da Casa de Lancaster.

O distintivo atual é baseado fortemente no brasão de armas de Manchester, mas com uma águia dourada atrás do escudo principal. O barco é o mesmo do escudo do Manchester United, mas abaixo, ha três linhas diagonais brancas, que representam os três rios principais da cidade: Irwell, Medlock-Irk e Mersey. Há ainda o lema em latim "Superbia in Praelia", que significa "Orgulho na Batalha" e três estrelas douradas, que só tem função decorativa, sem simbologia específica.
* * *













Brasão da cidade de Manchester



6 comentários:

Luiz Roberto Videira Tonelli disse...

é uma mátéria interessante e instrutiva pois sempre é bom saber como é a historia e fatos desse grande time de futebol.

Unknown disse...

Cara, mto legal... sempre quis saber a historia do escudo do Manchester United e num axava em lugar nenhum...
Vlw msmo
Mas vem cá, onde foi q vc axou essas informações ?

Unknown disse...

Cara, mto legal... sempre quis saber a historia do escudo do Manchester United e num axava em lugar nenhum...
Vlw msmo
Mas vem cá, onde foi q vc axou essas informações ?

Anônimo disse...

Geralmente estrelas em escudos representam grandes conquistas, não tem como não achar curioso e estranho ter 3 estrelas acima do escudo e não ter significado algum, concordam?

Marcio disse...

talvez as estrelas no atual emblema do "city" representem as três conquistas do time da supercopa da Inglaterra, em 1937,1968 e 1972

Unknown disse...

E Dale Manchester City <3