quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Escudo da Atalanta


O leitor Diego Bustamante (esse eu não perdi o nome...) pergunta-me a origem do escudo da Atalanta, time de Bérgamo atualmente na 1ª divisão italiana. O perfil no escudo dos Nerazzurri, apelido do time, é a própria Atalanta, figura da mitologia grega protegida de Artêmis e exímia atleta e caçadora.

Conta a lenda que quando Atalanta nasceu, seu pai Íaso, que só queria filhos do sexo masculino, a abandonou no Monte Pártenon, onde foi alimentada por uma ursa e recolhida por caçadores, que a criaram. Assim, ela recebeu uma educação viril e jurou resistir às tentações do amor. Participava de competições de lutras com homens, e sempre ganhava.

Íaso, que com a fama de Atalanta, reconheceu a filha, quis dar-lhe um marido a fim de garantir a descendência. Atalanta, depois de ter recusado esta possibilidade durante muito tempo, acabou por decidir que só aceitaria como marido alguém que a vencesse na corrida. E aqueles que falhassem na prova seriam imediatamente mortos. Este foi o destino de grande número de pretendentes.

Mas com a ajuda de Afrodite, Hipórnenes ganhou a corrida. O casal encontrou-se pela primeira vez num templo de Zeus, de onde surgiu o filho Partenopeu. Irritado com essa heresia, Zeus transformou Atalanta e Hipórnenes em leões e garantiu que Partenopeu morreria numa guerra, o que de fato aconteceu em Tebas.

Nenhum comentário: