quarta-feira, 15 de agosto de 2007

HŠK Zrinjski Mostar

Há um mês, o tradicional Partizan Belgrado, da Sérvia, enfrentou o time bósnio do Zrinjski Mostar, pela Copa da Uefa. Venceu os dois jogos (6 x 1 na Bósnia e 5 x 0 em Belgrado), classificando-se para a segunda fase preliminar do torneio. No jogo de ida, em Mostar, torcedores do Partizan, como sempre acontece, protagonizaram cenas de violência com a polícia local durante a partida, o que, apesar de ambos os resultados, fez com que a Uefa eliminasse o time sérvio.

Com a eliminação do Partizan, o Zrinjski prosseguiu na competição. A equipe Bósnia enfrentará o Rabotnički Kometal, da Macedônia. O primeiro jogo está marcado para o dia 16, em Skopje, sede do Rabotnički, e o segundo para uma semana depois, na Bósnia.

* * *

O Zrinjski Mostar é o clube mais velho em atividade na Bósnia-Herzegovina: foi fundado por estudantes croatas como
Đački športski klub (Esporte Clube dos Estudantes) em 1905. Poucos anos depois, mudou o nome para Gimnazijski nogometni klub Zrinjski (Ginasial Futebol Clube Zrinjski). O nome Zrinjski vem da família croata Zrinski, nobres que eram muito influentes no Império Húngaro (que unia Hungria, Croácia e Dalmácia), especialmente no governo do rei Luís I, que comandou toda a região durante as Guerras Otomanas na Europa. Os Zrinski eram um braço da família Šubić, uma das 12 tribos que originaram a região da Croácia e Dalmácia.

Em 1914,
durante a I Guerra Mundial, o time foi banido do futebol, por relações com os croatas. Isso durou até 1917, quando foi fundado o Hrvatski Radnički Omladinski Športski Klub (HROŠK), formando um novo time chamado Hercegovac, que reunia vários times de origem croata da Bósnia. Mas na II Guerra, com a proibição de nomes nacionais no times, o Zrinjski ficou banido durante todo o período comunista da Iugoslávia (de 1945 até 1992).

Na restauração da Bósnia-Herzegovina como país, em 92, o Zrinjski voltou, sediado em Međugorje. Quando a LIga Croata começou, o time entrou na 1ª divisão do recém-criado campeonato e, em 2000, surgiu a Liga Bósnia, com a participação importante do Zrinjski, dessa vez já de volta em Mostar.

Atualmente, os Plemići, que usam uniformes parecidos com o argentino River Plate e que ganharam o título bósnio em 2005, disputam a Premijer Liga BiH, a primeira divisão da Bósnia-Herzegovina. Seu maior rival é o Velež Mostar, que é um time de origem bósnia, daí a grande rivalidade.


Nenhum comentário: