
Com a eliminação do Partizan, o Zrinjski prosseguiu na competição. A equipe Bósnia enfrentará o Rabotnički Kometal, da Macedônia. O primeiro jogo está marcado para o dia 16, em Skopje, sede do Rabotnički, e o segundo para uma semana depois, na Bósnia.
* * *
O Zrinjski Mostar é o clube mais velho em atividade na Bósnia-Herzegovina: foi fundado por estudantes croatas como Đački športski klub (Esporte Clube dos Estudantes) em 1905. Poucos anos depois, mudou o nome para Gimnazijski nogometni klub Zrinjski (Ginasial Futebol Clube Zrinjski). O nome Zrinjski vem da família croata Zrinski, nobres que eram muito influentes no Império Húngaro (que unia Hungria, Croácia e Dalmácia), especialmente no governo do rei Luís I, que comandou toda a região durante as Guerras Otomanas na Europa. Os Zrinski eram um braço da família Šubić, uma das 12 tribos que originaram a região da Croácia e Dalmácia.
Em 1914, durante a I Guerra Mundial, o time foi banido do futebol, por relações com os croatas. Isso durou até 1917, quando foi fundado o Hrvatski Radnički Omladinski Športski Klub (HROŠK), formando um novo time chamado Hercegovac, que reunia vários times de origem croata da Bósnia. Mas na II Guerra, com a proibição de nomes nacionais no times, o Zrinjski ficou banido durante todo o período comunista da Iugoslávia (de 1945 até 1992).
Na restauração da Bósnia-Herzegovina como país, em 92, o Zrinjski voltou, sediado em Međugorje. Quando a LIga Croata começou, o time entrou na 1ª divisão do recém-criado campeonato e, em 2000, surgiu a Liga Bósnia, com a participação importante do Zrinjski, dessa vez já de volta em Mostar.
Atualmente, os Plemići, que usam uniformes parecidos com o argentino River Plate e que ganharam o título bósnio em 2005, disputam a Premijer Liga BiH, a primeira divisão da Bósnia-Herzegovina. Seu maior rival é o Velež Mostar, que é um time de origem bósnia, daí a grande rivalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário