quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Está feio o futebol brasileiro ?

Muitos falam que o futebol brasileiro está feio, que o nível está baixo. Muitos colocam a culpa no inegavelmente excessivo êxodo de jogadores.

Ainda escreverei mais sobre o assunto. Mas não vejo no êxodo um dos maiores responsáveis, não. O êxodo não é coisa nova (vem de finais dos anos 80) e os times brasileiros nunca foram esplendorosos, com exceção até os anos 70 e algumas pérolas como Flamengo de Zico, Flu de Assis, São Paulo de Raí, Palmeiras de 96, Corinthians de 99 e Santos de Robinho.

Preciso desenvolver mais essa idéia, mas acho que virou lugar-comum detonar o atual estágio do futebol brasileiro. Ele está ruim, fato incontestável. Mas relembrem os times campeões brasileiros de 84 para cá. Há algum craque absoluto?

Desses craques que estão na Europa e fazem do futebol brasileiro toda essa fama... algum deles fez um sucesso estupendo no Brasil? Nem o Kaká, nem o Ronaldinho Gaúcho.

Outro ponto: o medo de perder o emprego. Telê era desapegado dos bens materiais. Releia entrevistas dele na década de 70, quando ainda era uma promessa: ele dizia saber que perderia o emprego depois de 5 derrotas seguidas. Então, já que a demissão era inevitável, que se jogasse bonito e de forma divertida.

E quando o Brasil [b]se rebaixou[/b] aos europeus e começou a priorizar a preparação física (que os europeus criaram para derrotar o Brasil e os brasileiros pateticamente copiaram- para derrotar quem?), a fluência que faz do futebol brasileiro ser o que é se perdeu. Se o futebol brasileiro ficou mais maduro e supostamente (grifo: [b]supostamente[/b]) mais competitivo, por outro lado ficou feio e sem-graça.

Por isso, acho fácil culpar o êxodo pela atual teórica ruindade. A coisa é muito mais profunda e é tangenciada pelo problema da grana. Só tangenciada.

Nenhum comentário: