domingo, 19 de agosto de 2007

Escudo do UD Almería


Para a temporada 2007/08, o Unión Deportiva Almería estará pela primeira vez em La Liga (a 1ª divisão espanhola). Surgido em 1989 com o nome de AD Almería Club de Fútbol (escudo abaixo, à esquerda), que chegou a estar na divisão de elite no final da década de 70, fundiu-se com o Club Polideportivo Almería (escudo abaixo, à direita) e mudou seu nome para Unión Deportiva Almería, com o objetivo de unir o futebol da cidade, assim como era em meados do século 20, quando existiam o Almería Foot-Ball Club, o Athlétic Club de Almería e o Club Atlético Almería (que chegou a disputar boas temporadas na Segunda divsão da Espanha).


Jogando no estádio dos Jogos Mediterrâneos, construído para os XV Jogos Mediterrâneos em 2005, o Almería, que usa uniformes com camisa listrada em vermelho e branco, calções e meias vermelhas e contratou o ótimo goleiro Diego, revelado pelo Atlético Mineiro tem um escudo que parece simples, mas é curiosíssimo.


Além das faixas vermelhas e brancas, da bola e do nome do time, uma estranha forma fica acima do nome, entre o A e o D, lembrando aqueles desenhos infantis que fazemos. E de fato, é mais ou menos isso. Esse desenho é o Índalo, uma figura humana que se encontra grafada na Cova de los Letreros, no município de Vélez-Blanco, uma localidade próxima de Almería. É uma pintura rupestre do Neolítico, que foi descoberta em 1868 pelo almeriense Antonio Góngora y Martínez e foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1924 e posteriormente Patrimônio da Humanidade.

Desde a descoberta, o Índalo é considerado amuleto de sorte em toda região de Almería e muitos colocam o símbolo nas portas de suas casas a fim de protegê-las de supostos maus espírito. Na região, ele também é conhecido como muñequillo mojaquero ("bonequinho mojaquero", pela cidade de Mojácar, onde surgiu a lenda que o Índalo seria útil contra mau-olhado). Hoje, é um dos principais símbolos de Almería: há, inclusive, várias estátuas dele espalhados pela cidade.

Índalo pintado na Cova delos Letreros