quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Sepahan F.C.

O japonês Urawa Red Diamonds e o Sepahan, do Irã, se classificaram nesta quarta-feira para a final da Liga dos Campeões da Ásia. O Urawa eliminou os sul-coreanos do Seongnam Ilhwa e os iranianos garantiram a vaga ao passarem pelo Al Wahda, dos Emirados Árabes.

A competição leva o seu campeão ao Mundial de Clubes da Fifa. Por causa da mudança de regulamento para incluir um time do país-sede, o Sepahan já está garantido no torneio em dezembro, a ser jogado no Japão. Por isso, caso o Urawa vença, a vaga que seria do campeão japonês passa a ser do vice da Liga dos Campeões da Ásia.

O Sepahan é um time fundado em 1944 na cidade de Isfahan (a pouco mais de 300 km ao sul da capital Teerã) e sempre participou de torneios locais ou divisões inferiores, mas só começou a ganhar real importância no Irã depois de ter sido comprado pela empresa siderúrgica Foolad Mobarekeh, uma das maiores do ramo em todo Oriente Médio.

Jogando no estádio Naghsh-e-Jahan, o time aurinegro venceu apenas um título iraniano, em 2003 e sempre se mantém no meio da classificação da Premier League nacional, apesar de já ter ganho três Hazfi Cup, a copa nacional do Irã (2004, 2006 e 2007).

A palavra "sepahan" (باشگاه فوتبال سپاهان) em persa, significa "batalhão" e é dessa palavra que surgiu o nome da cidade Isfahan.


4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

O nome do time é batalhão, imagine então seus jogadores. Sobre o time japonês citado, acho que tem algum brazuca perdido por lá.

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog. Passarei sempre por aqui. Comentando, claro.

Bruno Silva
http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Anônimo disse...

Bindi, uma duvida:
Qual o sentido do Simbolo da Sampdoria? É um velho com um cachimbo? Se for, pq?

Dassler Marques disse...

Bindão, e o Jonbuck?
Hahaha

Obrigado pela aula.


abs,
Dassler