terça-feira, 9 de outubro de 2007

Curiosos times da Copa da Uefa

Assim como já visto no post Curiosos times da Copa Sul-Americana, aqui iremos falar de alguns times de nomes curiosos ou desconhecidos que estão disputando a Copa da Uefa e que chegaram à fase de grupos, que é disputada em turno único, com jogos nos dias 25 de outubro, 8 de novembro, 29 de novembro, 5 e 6 de dezembro e 19 e 20 de dezembro.

A tabela será definida por um programa de computador, a fim de garantir que cada time jogue duas vezes em casa e duas fora, e evitar coincidências de locais e jogos em condições climáticas desfavoráveis na última rodada, em dezembro.

Os três primeiros colocados de cada grupo passam à terceira fase, quando se juntam aos terceiros colocados nos grupos da Liga dos Campeões. A partir daí, são disputados jogos eliminatórios em dia e volta até a final, em jogo único, dia 14 de maio de 2008, no estádio City of Manchester, na Inglaterra.

Ao mesmo tempo, sugiro, como sempre a leitura do site Trivela como forma de acompanhar esse torneio.



Larisa (Grécia)
- fundado em 1964, fruto de uma fusão entre quatro times da cidade de Larisa, na Grécia central: Iraklis Larisas, Aris Larisas, Toxotis Larisas e Larisaikos. Depois de gravíssima crise financeira, faliu e voltou desde a terceira divisão grega com o nome oficial de AEL 1964;

- Larisa é o nome de uma ninfa, filha de Piasus, um príncipe pelasgo, grupo étnico que precedeu os gregos na região;

- o apelido do time é Vyssini (Grenás), por causa das cores de sua camisa;

- joga no estádio Alkazar, que dará lugar em 2009 para o AEL Arena.

* * *

Mladá Boleslav (TCH)
- atualmente FK Mladá Boleslav, foi fundado em 1902 como Studentský sportovní klub Mladá Boleslav, mas mudou de nome inúmeras vezes: Mladoboleslavský SK (1910), Aston Villa Mladá Boleslav (1919), Sokol Aston Villa Mladá Boleslav (1948), ZSJ AZNP Mladá Boleslav (1949), Spartak Mladá Boleslav Automobilové (1959), Škoda Mladá Boleslav (1965), Auto Škoda Mladá Boleslav (1971), FK Mladá Boleslav (1990), Slavia Mladá Boleslav (1992), Bohemians Mladá Boleslav (1994) e FK Mladá Boleslav (1990), que se mantém até hoje.

- joga no estádio Městský, palavra que signifca "Municipal", em tcheco.

- a cidade de Mladá Boleslav, sede do time, foi fundada no século 10 pelo rei Boleslav II, que era conhecido como o "Jovem" (Mladá) Boleslav, para o diferenciar de seu pai, o "Velho" (Stará) Boleslav.

* * *

Elfsborg (SUE)
- o time é da cidade de Borås, localizada na Suécia meridional, próxima a Gotemburgo. A palavra Borås significa "vários familiares".

- o apelido do time é Di Gule (Os Amarelos)

- Elfsborg significa "Cidade dos Elfos"

* * *

Brann (NOR)
- fundado em 1908, os Bergens stolthet (Orgulhos de Bergen, cidade-sede do time alvirrubro) têm em seu nome uma origem muito curiosa: os fundadores chamvam-se Christen K. Gran and Birger Brjestland. A união dos dois nomes fez surgir o Brann.

- a música mais cantada pelos torcedores é Udsikter fra Ulriken, que homenageia os montes Ulriken, localizados atrás do estádio do Brann. Curiosamente, essa música foi escrita por Johan Nordahl Brun, torcedor ferrenho do Rosenborg, um dos grandes rivais do Brann.

* * *

Panionios (GRE)
- o nome completo do time é Panionios Gymnastikos Syllogos Smyrnis, o que significa "Associação Ginástica Pan-Iônica de Esmirna", pois o time, apesar de ser grego, foi fundado na cidade turca de Esmirna, em 1890 e posteriormente transferido para Atenas (na verdade, a cidade-vizinha de Nea Smirni) depois que as tropas do presidente Kemal Ataturk expulsou os gregos da cidade e mesmo de toda a Turquia.

- o apelido do time é Kyanerythri (Rubro-azuis), devido às suas cores, que ao mesmo tempo homenageiam a origem turca e a nacionalidade grega do Panionios.

* * *

Helsingborgs (SUE)
- a sede do time é em Helsingborg, no extremo sul da Suécia. A letra "s" é o sinal de patronímico no idioma sueco.

- um dos apelidos do time é Mjölkkossan (As Vacas Leiteiras), pela região de Helsingborg ser grande produtora de laticínios.

- a torre no escudo do time é o Helsingborg's slott (O Coração de Helsingborg), que marca a paisagem da cidade e que ajudou a defender a Suécia das invasões dos povos europeus no século 12.

Um comentário:

Expedito Paz disse...

O Brann tá com uma mão e meia na taça do campeonato norueguês deste ano. E de Bergen, a cidade do clube, saiu uma banda bem bacana, chamada Kings of Convenience. Recomendo demais o som deles, é um pop com toques de bossa nova.