quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Repensar os pontos corridos?

Fernando Carvalho, um dos diretores do Clube dos Treze (aquele órgão que surgiu como entidade revolucionária e virou um negociador de direitos televisivos) disse que para 2009, a fórmula dos pontos corridos precisa ser "repensada".

Primeiro, que me surpreende saber que Carvalho, que reputo como verdadeiro artifície do renascimento do Internacional, fale isso. O vejo como um dirigente moderno e diferenciado em relação aos Mustafás, Euricos e Teixeiras: me parece um sujeito sério e que realmente ama o futebol.

Agora... só de pensar em mudar a fórmula dos pontos corridos eu me assusto. Chego a ter calafrios. É como se falassem: "olha, o Congresso brasileiro, sei não... acho que na época do AI-5 era melhor, hein...".

Nesse momento que a fórmula dos pontos corridos caiu no gosto do brasileiro, os estádios estão enchendo, temos 10 jogos decisivos por rodada e que o povo entendeu que o campeão não é o único vencedor, vem alguém e quer colocar em discussão uma fórmula vitoriosa?

Os pontos corridos, para começo de conversa, premia o time mais organizado, mais planejado, mais inteligente.

O melhor ganhar. Só isso já deveria ser suficiente para afastar qualquer hipótese de mudança.

Emoção. Os defensores do nefasto mata-mata falam em emoção. Pois bem. Se o campeonato acabasse sua primeira fase hoje, seria 12 times que ficariam parados, sem nada para fazer, sem ganhar dinheiro. E sua torcida, certamente, ficaria muito emocionada em ver os rivais jogando e seu time, parado.

Defender o fim dos pontos-corridos é defender a desorganização, a bagunça, a baderna.

Curioso que quem propôs isso é um representante de um time que luta contra o rebaixamento. Curioso que no ano passado, com o time lutando pelo título, ele não falou nada.

Um comentário:

CAMBUCITROS disse...

Comparar play offs com AI-5?
Os americanos usam os play offs por que sabem ganhar dinheiro os europeus usam os pontos corridos porque precisam gastar dinheiro (acumularam as nossas riquezas e de outros continentes por séculos)
Entendeu o X da questão?
O que acha mais indicado para os pogres mortais brasileiros? ganhar ou gastar dinheiro?
repense!