sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Luxemburgo


Informa a Trivela, em texto de Leonardo Bertozzi, responsável pela coluna Benelux.

"Doze anos depois, Luxemburgo voltou a vencer uma partida oficial. A vitória por 1 a 0 sobre Belarus, fora de casa, surpreendeu até mesmo os mais otimistas, já que a equipe havia perdido os nove jogos anteriores. Fons Leweck saiu do banco de reservas e definiu, nos acréscimos do segundo tempo, o placar final. A última vitória luxemburguesa havia sido contra Malta, em setembro de 1995, pelas eliminatórias da Eurocopa-96. Desde então, foram quatro campanhas inteiras sem saber o que é vencer."

O país nunca venceu jogos por Eliminatórias para Copa do Mundo e acumula apenas 19 vitórias em todos os 296 jogos oficiais que já disputou. São 251 derrotas, com 174 gols a favor e impressionantes 887 gols contra, contando derrotas para Canadá, Ilhas Faroe, Albânia, Moldova e Malta, goleadas contrárias de 9 x 0 para a Inglaterra (em duas ocasiões) e para a Alemanha, dois resultados de 8 a 0 para a França, outro 8 a 0 para a Holanda, além de 7 a 0 para Áustria, Bélgica e Romênia, 7 a 1 para a Finlândia e "modestos" 6 a 0 para Bulgária, Dinamarca, Hungria e Portugal.

O nome "Luxemburgo" vem de Lucilinburhucbock ("pequeno castelo na rocha" em alemânico, idioma vagamente parecido com o alemão antigo), nome do castelo construído em 963 pelo duque Sigfried de Ardènes, que deu origem a um povoado que foi o embrião do país.

Adicionalmente, acho que vale a pena saber os times que já executaram a façanha de perder, certo que apenas 1 vez, para Luxemburgo: Afeganistão (maior goleada pró-Luxemburgo: 6 a 0), Alemanha (sim! a Alemanha, em março de 1939, foi derrotada), Bélgica, Coréia do Sul, Finlândia, França (um espetacular 5 a 4 no longínquo 1914), Gâmbia, México (no único jogo entre ambos) Portugal, República Tcheca, Tailândia, Turquia e agora, Belarus. Destaque especial para Malta, Noruega e para a poderosa Holanda, que já foram derrotados 2 vezes por Luxemburgo.


Um comentário:

Dassler Marques disse...

Valeu, Bindovski.
Culpa de Juju e Mau Mau.

abs,
Dassler