quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Boca não surgiu amarelo e azul

A versão mais difundida das cores do Boca Juniors é que, quando da fundação do time xeneize, decidiram que a bandeira do primeiro navio que passasse pelo porto de Buenos Aires daria ao clube suas cores. Como passou um barco sueco, o Boca assumiu o azul e o amarelo.

Apesar de correta, a versão é imprecisa. Os mais antigos dizem que a primeira camisa do time era rosada, com calções brancos, uniforme que foi usado por pouquíssimo tempo e apenas em alguns jogos. Até que em finais de 1905 (o time é de abril), o Boca usou seu primeiro uniforme de fato. E ele era listrado em preto e branco, como mostra uma das camisas comemorativas do centenário abaixo retratada.

Mesmo essa camisa não durou muito tempo, logo sendo adotado um modelo idêntico, mas azul e branco. Como havia outro time na cidade com esse uniforme (o Boedo, do bairro homônimo de Buenos Aires), ambos fizeram um jogo para decidir quem ficaria com esse uniforme. O Boca perdeu e teve que escolher outra combinação de cores.

Aí aconteceu o que a história conta. Surge o uniforme azul e amarelo (apesar da faixa amarela ser diagonal, como a do River Plate e do Vasco, por exemplo), que muda em 1912 para a configuração atual, com a faixa amarela larga na horizontal.


5 comentários:

Alexandre Giesbrecht disse...

Eu ouvi essa história do jogo que eles perderam, fazendo com que trocassem de cores. Mas nunca descobri que time era esse, o que provavelmente significa que o time já não mais existe. E isso não deixa de ser irônico.

Unknown disse...

Xará,

O time chamava-se Boedo e, de fato, não existe mais.

E, para complementar, Boedo é o bairro onde se localiza a sede do San Lorenzo.

Um abraço!uy

Michel disse...

Aproveitando, gostaria de sugerir uma matéria sobre o por que de tantos clubes terem mudado seus escudos nesses últimos anos...

Que eu me lembre: Boca Juniros, Middlesbrough, Aston Villa, Chelsea, Inter...

Alexandre Giesbrecht disse...

Por falar em mudanças de escudos, havia aqueles "alternativos" do campeonato italiano nos anos 80. A história deles deve ser interessante.

E valeu, xará, pelo nome do Boedo!

Gilson Gustavo disse...

Valeu Bind, faltava o nome do clube que derrotou o Boca na partida pelo uniforme. Sempre fiquei curioso de sabem qual clube seria. Você resolveu a parada.