domingo, 9 de dezembro de 2007

Étoile Sportive du Sahel

Em um fim de semana sem futebol no Brasil (aquele amistosinho da Seleção Olímpica contra um catado da Série A, na hora em que escrevo, ainda nem aconteceu, mas não o considero "futebol"), as minhas atenções voltaram-se ao Mundial de Clubes.

E hoje assisti, madrugada alta, o tunisiano Étoile du Sahel vencer o Pachuca. Começo a pensar que é no futebol mexicano que está o verdadeiro chavão "jugamos como nunca, perdimos como siempre". Os times e a seleção nacional do México sempre entram como possíveis surpresas ou azarões e jamais ganharam algum torneio notável.

O time tunisiano venceu por 1 a 0 e não se pode dizer que foi um resultado injusto. Em poucos momentos, apesar da presença ofensiva constante, o Pachuca ofereceu algum perigo e os africanos, pelo contrário, mostraram bom toque de bola e uma defesa muito bem postada, lembrando bastante a própria seleção tunisana do Copa de 2006.

Mas que time é esse, o Étoile Sportive du Sahel?

Fundado em 11 de maio de 1925 na cidade de Sousse (localizada a 150 km da capital Túnis), o Étoile é um dos principais times tunisianos, com 8 títulos nacionais, atrás do Espérance de Túnis, com 20 títulos e do Club Africain, também de Túnis, com 9 campeonatos conquistados.

Além dos oito campeonatos nacionais, a
Brigade Rouge (Brigada Vermelha, por causa das cores do seu uniforme) já venceu sete Copas da Tunísia. Apesar de ser vitorioso, o time passou por uma crise financeira grave na última década, tanto que ficou sem ganhar títulos de 1997 até 2003, quando ganhou a Copa CAF (o equivalente africano à Copa da UEFA).

O time, que foi idealizado por estudantes muçulmanos de origem francesa da cidade de Sousse, escolheram o nome para representar a "luz esportiva do Sahel", província tunisiana cuja capital é a cidade de Sousse. Em oposição ao time muçulmano, outros grupos que viviam em Sousse criaram times de futebol: os franceses criaram o Patriote de Sousse, os judeus fundaram o Sousse Maccabi, os italianos fundaram o La Savoia e os malteses, muito presentes no país africano fundaram o Red Star. Quando em 1919, times de colônia foram proibidos no país, restou apenas o ESS.

Alguns importantes jogadores passaram pelo Étoile, como os brasileiros Francileudo dos Santos e José Cleyton (que naturalizaram-se tunisanos e chegaram a disputar Copa do Mundo), além dos tunisianos Habib Mougou, Abderraouf Ben Aziza e Slah Karoui (que jogou na Copa de 1978), Kaïs Ghodhbane, Ziad Jaziri (que estiveram na Copa de 2002) e Yassine Chikhaoui (que jogou na Copa de 2006).


Nenhum comentário: