sábado, 22 de dezembro de 2007

Boyacá Chicó

No sorteio para a Libertadores 2008 acontecido nesta última semana, o nome de um time que poderá ser adversário do São Paulo na primeira fase do torneio chamou atenção: o Boyacá Chicó, da Colômbia.


Fundado como Chicó Fútbol Club em 1997 na cidade de Bogotá, o time recebeu esse nome como forma de homenagem ao Parque Chicó, distrito da capital colombiana (a palavra chicó tem origem muísca, povo que habitou parte da região em que hoje fica Bogotá e significa “aliado”) em que nasceu o fundador do clube. Em 26 de março de 2002, após problemas financeiros, o Ajedrezado foi refundado com o nome de Deportivo Bogotá Chicó Fútbol Club.


Depois de conquistar títulos de divisões inferiores e estar em permanente conflito com a prefeitura bogotana, o time alviverd, mas que tem jogado muitas vezes de azul, mudou-se, em 2004, para Tunja, capital do departamento de Boyacá (outra palavra muísca, significando “perto do cacique”), localizado no nordeste da Colômbia e cenário das mais importantes batalhas que libertaram o país do jugo espanhol no início do século 19.


Foi apenas depois da mudança que o time passou a se chamar Boyacá Chicó, jogando no estádio de La Independencia, com capacidade para pouco menos de 10 mil espectadores e que também abriga jogos do Patriotas de Tunja, time local que joga na segund divisão colombiana, da qual o Boyacá Chicó foi campeão em 2003 depois de ter ganhado a terceira divisão no ano anterior.


O escudo do Chicó mostra um portão, que nada mais é do que a representação da entrada principal dos jardins do Parque Chicó.

Nenhum comentário: