quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Đồng Tâm Long An



Essa semana, o goleiro brasileiro Fabio dos Santos, com passagens por Vasco, Campo Grande (RJ) e Barreira de Saquarema (RJ) naturalizou-se vietnamita, depois de jogar por cinco anos no Đồng Tâm Long An, um dos times mais ricos do país.

Com isso, Fabio se torna o grande favorito a ser convocado como goleiro titular da seleção nacional que disputou (e foi eliminada) as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, já que os goleiros vietnamitas convocados para os últimos jogos (Bùi Quang Huy, que joga no Nam Định e Trần Đức Cường, que joga no Đà Nẵng) não são confiáveis. O técnico da seleção, o interino Mai Đức Chung, que substitui o austríaco Alfred Riedl, já disse que admira muito o goleiro brasileiro.

Mas que time é o Đồng Tâm Long An (cuja pronúncia aproximada é Duanc Tom Lonc Ã)?

Fundado em 2000 pela Đồng Tâm, uma das maiores indústrias de cimento da Ásia, o time tricolor manda seus jogos na cidade de Tân An, no estádio Long An, com capacidade para 15 mil pessoas e que sempre lota com fanáticos torcedores. Já em 2003, o Đồng Tâm foi vice-campeão nacional.

Em 2005, veio o primeiro título da V-League (o Campeonato do Vietnã), ao mesmo tempo em que o time era campeão da Copa do Vietnã. No ano seguinte, chega ao bicampeonato nacional, em torneio vencido apenas na última rodada, com 1 ponto de vantagem sobre o Bình Duong, que também recebe grandes injeções de dinheiro, no caso, da Becamex, uma corporação multinacional de origem vietnamita do setor energético. Aliás, em 2007, o campeão da V-League foi o Bình Duong, com algumas rodadas de antecedência.

O Đồng Tâm possui outro brasileiro em seu elenco, o desconhecido Antonio Rodrigues, que também saiu do futebol do interior do Rio de Janeiro e é um dos ídolos da torcida, sendo cogitado um futuro "naturalizado". O técnico do Đồng Tâm, Võ Quốc Thắng, considera Rodrigues "um dos melhores atacantes do futebol asiático".


2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante. Difícil foi ler o texto. hehehe

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Alexandre Anibal disse...

Toda e qualquer semelhança com o distintivo do Boavista é mera coincidência? rs...

[ ]´s