domingo, 22 de julho de 2007

Novo escudo do Internacional

Nesse fim-de-semana, o Internacional apresentou seu novo distintivo, escolhido em votação pública, feita basicamente via internet. E mudou para pior, bem pior.

Normalmente, como já citei em matéria na revista Trivela e em outros artigos, quando os times brasileiros cismam de inventar homenagens em seus escudos para títulos conquistados, fazem bobagem. Seja colocando estrelas multi-coloridas para representar títulos diferentes (como Grêmio, Paraná e Guarani, por exemplo), seja colocando estrela até para campeonato de juniores da década de 40.

E o Inter não fugiu à regra. Mesmo com um dos escudos mais representativos do futebol brasileiro, a diretoria do Colorado cismou de mudar. Uma coroa "realmadridística" simboliza, segundo texto oficial, "
o campeonato mundial e a Tríplice Coroa" e dois ramos de louro, de cor cinza simbolizam, segundo o mesmo texto oficial, "as vitórias conquistadas ao longo da história do clube".

Mau-gosto na coroa (o Brasil não tem tradição no uso de coroas, restritas aos clubes espanhóis com "Real" no nome e a algumas mal-ajambradas cópias aqui e ali), mau-gosto em louros cinza sob o escudo, ainda mais com explicação genérica, falando das "conquistas ao longo da história".

Uma invenção desnecessária e, acima de tudo, feiosa. O Inter não merecia isso. Nem ele, nem suas conquistas.


5 comentários:

Dassler Marques disse...

Cara, não há uma entidade (CBF?) que possa criar um padrão definitivo para esse tipo de frescura nos escudos?

Não manjo do assunto, nem sei se há isso em outros países. Mas acho meio chato, embora no desenho tenha ficado legal até.

abraço!

Eduardo Borsari disse...

Grande Bindi,

vou discordar com vc quanto a coroa, mas nos louros concordo com vc em gênero número e grau.

A propósito, iniciei um blog nesse final de semana, depois dá uma passada lá pra ver como ficou, conto com a sua colaboração.

Abraço

Eduardo

Sérgio disse...

falou tudo bindi...

sou contra à qualquer tipo de mudança em distintivo. não gosto nem das estrelas

Anônimo disse...

AAAAAAHHHHHH...TO INDIGNADO ...NÃO QUERO ESTE ESCUDO HORROROSO. COMEÇEI A TORCER PRO INTER POR TER UM DOS MAIS BELOS ESCUDOS NACIONAIS, E PORQUE NÃO DIZER INTERNACIONAL HEHE!...DAI DERREPENTE, ATRAVES DE UMA VOTAÇÃO MALDITA E DE MUITO MAL GOSTO DEIXAM ELE "O ESCUDO" O MAIS FEIN... SNIF SNIF...PROTESTO...CARA POR MIM EU FARIA ATE UM PROTESTO, BAIXO ASSINADO, SEI LA OQ...SÓ PRA TER O ESCUDO ANTIGO DEVOLTAAAAAAAAAA............AAAAAAAAAHHHHHHH

Anônimo disse...

vão tomar no cu