segunda-feira, 23 de julho de 2007

Los Angeles Galaxy

Fundado em 1995 (é um dos fundadores da Major Soccer League, o campeonato estadunidense de futebol), o Los Angeles Galaxy já foi campeão nacional duas vezes, em 2002 e 2005, além de dois títulos (01e 05) da Lamar Hunt U.S. Open Cup, o equivalente local às Copas Nacionais. Também ganhou a Copa dos Campeões da Concacaf em 2000, no seu título de maior relevância.

Mas o time, que mudou de escudo no começo do ano, ganhou visibilidade internacional ao contratar o português Abel Xavier e principalmente, o astro inglês Beckham (desde quase sempre, mais uma jogada de marketing do que uma jogada de campo).

O nome do time homenageia a cidade-sede do time e "galaxy" se refere às estrelas do cinema de Hollywood, que ficam na cidade. Já o nome Los Angeles ("Os anjos", em espanhol) vem do nome original da cidade, que é a maior da Califórnia e a segunda maior dos Estados Unidos: El Pueblo de Nuestra Señora Reina de los Ángeles de la Porciuncula, dado pelos nativos que fundaram a aldeia em 1871.

Originalmente usando uniformes com camisa amarela cortada transversalmente em verde (ao estilo de Vasco, Pont Preta e River Plate), calções verdes e meias amarelas, a chegada de Beckham fez com que os Gals mudassem para uniforme todo branco com detalhes azuis e dourados, muito semelhante ao Real Madrid, também em uma jogada de marketing.

A mascote do Galaxy é Cozmo (abaixo), um sapo extra-terrestre criado pela equipe da Home Depot, empresa de materiais de construção e decoração que patrocina o time e é nome do estádio do LA, localizado na cidade de Carson, próxima à Los Angeles.

Nenhum comentário: