segunda-feira, 2 de julho de 2007

Futebol no Panamericano - V

O genial Dassler Marques, do Papo de Craque, me pergunta quando o Brasil jogou com força máxima nos Panamericanos.

Com a ajuda do não menos brilhante Celso Unzelte e uma certa dose de pesquisa, aí vai a resposta.

Em 1959, em Chicago, o Brasil teve sua primeira participação em um Pan. O chefe da delegação era Luiz Vinhaes, que havia sido técnico da Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1934. O assessor de imprensa era Benjamin Wright, pai do ex-árbitro José Roberto Wright e da expressão que dá nome a este blogue.

Em campo, jogadores como Gérson e Germano (poucos sabem, mas irmão de Fio Maravilha), notório por ter-se casado com Giovana Augusta, uma condessa italiana. Abaixo, foto de Germano na época de Palmeiras.

foto: Milton Neves, site oficial

Em 1963, o ano em que o Brasil foi sede do Pan pela primeira vez , montou-se uma seleção melhor. Nela, destacam-se dois futuros tricampeões mundiais no México, em 1970: os jovens Carlos Alberto Torres, na lateral-direita, e Jairzinho, no ataque, além do goleiro corinthiano Heitor. O Brasil ganha sua primeira medalha de ouro. Na goleada por 10 a 0 sobre os estadunidenses o atacante Aírton Beleza estabeleceu um recorde, ao marcar sete gols.

O time titular do técnico Antoninho, do Flu, jogava com Heitor, Carlos Alberto Torres, Zé Carlos, Riva e Adevaldo; Iris e Nenê; Jairzinho, Arlindo, Aírton e Othon. Vestindo os também saudosos macacões da CBD, o site Terceiro Tempo conseguiu identificar: Othon (o primeiro em pé), Luis Henrique de Menezes (o terceiro), Jairzinho (o quarto), Nenê (o quinto), Riva (o sexto), Aírton Beleza (o sétimo), Zé Carlos (o oitavo) e Santo (o último, antes do soldado). Agachados: Evaldo (o primeiro), Carlos Alberto Torres (o terceiro), Arlindo (o quarto - era craque, foi para o México e sumiu), Adevaldo (o quinto) e o goleiro Heitor (o sexto).

foto e legenda: Milton Neves, site oficial

Em 1983, foi a vez da Seleção campeã sul-americana e mundial de juniores naquele mesmo ano, que tinha Jorginho, Dunga, Mauricinho e Paulinho Carioca, perder para o Uruguai (1 a 0) e ficar apenas com a prata. O ouro voltou em Indianápolis, 1987, com uma equipe experiente, que tinha o técnico Carlos Alberto Silva no banco e jogadores como Evair em campo.

Amanhã, posto todos os elencos do Brasil nos Pans.

Mais uma vez, fica registrado o agradecimento ao querido amigo e louco Celso Unzelte.

Nenhum comentário: