domingo, 8 de julho de 2007

Leixões Sport Club


Ontem, assisti Juventus 1 x 1 Democrata-GV pela Série C do Brasileiro. A companhia era excelente: Ubiratan Leal, da Trivela, além dos amigos Márcio, Aníbal e da minha esposa Eliana, juventina. Entre uma lamentação pela baixa qualidade do espetáculo e um amendoinzinho, ilações e conversas sobre o futuro do futebol mundial.

Eis que o Leixões entra na conversa. Time da cidade portuguesa de Matosinhos (que fica a poucos quilômetros do Porto), foi recém-promovido para a 1ª divisão de Portugal, para onde volta depois de mais de 15 anos em divisões inferiores, já que foi rebaixado na temporada 88/89.

Campeão da Copa de Portugal na temporada 60/61, os "Heróis do Mar", como são chamados, usam uniformes com camisa listrada vermelha e brancas, calções e meias brancos. E o que significa "Leixões", já que a cidade é Matosinhos?

L
eixão é uma espécie de penedo, uma ilhota rochosa próxima ao litoral. Como a cidade de Matosinhos é sede do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do norte de Portugal e existem muitos leixões na entrada do porto, o time recebeu esse nome.

Um comentário:

Unknown disse...

Além da falta de futebol, faltaram os canolis!!! Seu Antonio devia estar doente ou desenganado pelo futebol do Moleque...