segunda-feira, 23 de julho de 2007

Bandeira da Guatemala


Brasil e Guatemala acabaram de se enfrentar pelo primeiro jogo de futsal dos Jogos Panamericanos. Por isso, recebi um email de José Santos Vitti perguntando o que significa o desenho dentro da bandeira guatemalteca.

Para começar: as duas faixas azuis representam os Oceanos Atlântico e Pacífico, já que ambos banham o país da América Central. A faixa branca simboliza a paz, além de coincidir com um modelo de bandeira muito popular em toda a região, das chamadas Províncias Unidas da América Central, que existiu de 1823 a 1839 e reunia os atuais países da Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica, além de Los Altos, região guatemalteca que foi um país independente por um breve período no início do século 19.

No centro, no escudo desenhado pelo artista suíço Johann-Baptiste Frener, há um pássaro, o quetzal (Pharomachrus mocinno mocinno
), animal-símbolo da Guatemala, sobre um pergaminho com a inscrição "Libertad 15 de septiembre de 1821", que é a data em que o país proclamou sua independência da Espanha. Também são vistos dois rifles cruzados, que simbolizam que a Guatemala defenderá sua pátria, mesmo que faça uso da força; duas espadas, que representam a honra guatemalteca e duas coroas de louros, que simbolizam a vitória perante o colonizador.

Um comentário:

Unknown disse...

O quetzal ainda dá nome à moeda da Guatemala.