quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pachuca

Hoje o Pachuca, campeão da Copa Sul-Americana, começa a decisão da Recopa Sul-Americana (e aí vai uma crítica: que "torneio" besta) contra o Internacional de Porto Alegre, campeão da Libertadores.

Mais um nome curioso que desperta dúvidas. O que seria "Pachuca (pronunciado 'patchúca')"?

Pois bem: o nome do time (fundado em 1901, o mais antigo da primeira divisão mexicana e um dos mais antigos do país), homenageia a cidade-sede do clube, Pachuca de Soto, localizada na porção centro-oriental do México, com pouco menos de 300 mil habitantes e muita imigração árabe, algo um tanto raro no país.

O nome Pachuca vem da palavra nauhatl "Pachoaca" ou "Pachoacan", que significa "local de onde se tomam as decisões", derivado do fato que foi na região que Francisco Téllez y Gonzalo Rodríguez (um dos primeiros espanhóis a chegarem no México) construiu um dos raros feudos da América Latina. Por isso, os indígenas chamavam o local de Pachoaca e os colonizadores de Pachoacan.

Mas o nome oficial da cidade, como dito, é Pachuca de Soto. O nome Soto foi acrescido no começo da década de 20 do século passado em homenagem ao deputado Manuel Fernando de Soto, que criou a emenda que transformou Hidalgo (estado cuja capital é Pachuca) em estado federal mexicano.

Como curiosidades adicionais:

- no centro do escudo do Pachuca, há um monumento. Ele é o Reloj Monumental, relógio que fica na praça central da cidade, projetado e construído pela mesma empresa que fez o londrino Big Ben.

- o apelido pachuquenho é Tuzos (toupeiras), já que a origem do time e da cidade é mineira. E assim como as toupeiras, os mineiros vivem sob a terra, em galerias subterrâneas. Por isso, também os nativos de Pachuca são chamados de tuzos.

3 comentários:

Dassler Marques disse...

E pelo que vejo por enqto (20 min do segundo tempo), o Pachuca vem tomando as decisoes no jogo.

Inter preso, acuado, amarrado. Feio.

boas curiosidades bindao

[]`s
Dassler

Maurício disse...

Bindi, acho que você pode me ajudar (só não sei se quer haha).

Qual a origem daquele escudinho que a Inter tem nas costas da camisa, no alto? Tem um fundo branco e uma cruz vermelha. Chutei que deve ser algum brasão da cidade de Milão, é isso?

Valeu

Abraços

Sérgio disse...

Só aqui mesmo pra saber q o que tem no distintivo do pachuca é um relógio.

nunca imaginaria isso...