domingo, 6 de maio de 2007

Etimologia - Campeonato Brasileiro Série A

AMÉRICA DE NATAL

obviamente, o nome faz menção ao continente americano. Há quem diga que os fundadores do time tinham a idéia de homenagear o homônimo carioca, inclusive pela semelhança de escudos e cores.

A palavra “américa” (que tem registro desde a obra Cosmographiae introductio, de 1507) é o nome dado ao continente descoberto oficialmente por Cristóvão Colombo, em homenagem ao navegador italiano Américo (“o que governa a pátria”) Vespúcio. Usou-se o nome como substantivo feminino pois todos os continentes até então tinham nomes femininos.

Para alguns autores, o nome Natal (capital do Rio Grande do Norte e sede do América) é explicado em duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Rio Potengi e a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.


ATLÉTICO MINEIRO

Nasceu como Athletico Mineiro Foot Ball Club e mudou para o nome atual em 1913.

A palavra “atlético” vem do latim athletìcus, 'relativo aos atletas' e do grego athlétikós 'referente às lutas ou aos lutadores, do atleta', ambos derivou do grego áthlos, luta, combate'.

Já a palavra “mineiro” é o gentílico dos que nascem em Minas Gerais. Minas vem do francês mine 'jazida de metais, minerais etc', que por sua vez é derivado do termo celta meina 'metal bruto'.


ATLÉTICO PARANAENSE

Nascido em 26 de março de 1924 da fusão de Internacional e América, o time assume as cores preta do Internacional e Vermelha do América, o Atlético (ver etimologia acima) é o time paranaense que vem se firmando como grande também no cenário brasileiro.

A palavra Paraná vem do tupi m´paranã (“rio largo”) por causa da largura do rio Paraná. Paranaense é a junção de Paraná + o sufixo formador de adjetivos 'ense'.


BOTAFOGO

Originalmente, era um instrumento militar, uma haste com um pavio, com a qual o artilheiro detonava os canhões. “Botafogo”, era sinônimo de detonação de armas.

No século XVI, Portugal construiu o Galeão São João Batista, que, por seu poder de artilharia, ficou conhecido como “Botafogo”. João de Souza Pereira, foi o comandante do galeão e acabou por incorporar em seu sobrenome o apelido da embarcação. Chegando ao Rio de Janeiro, recebeu da Coroa Portuguesa, terras de uma praia, que ficou conhecida como “do Botafogo”.

O primeiro nome dado ao clube foi Eletro Club, homenagem a um extinto clube de pedestrianismo. Porém, numa reunião dos fundadores (então adolescentes de menos de 15 anos), dona Chiquitota, avó de um deles (Flávio Ramos) perguntou qual o nome do clube que eles estavam fundando e espantou-se com Eletro Club: “Morando no bairro com um nome lindo desses, o clube de vocês só pode se chamar Botafogo”


CORINTHIANS

nomeado como homenagem ao time inglês do Corinthian, que fez muito sucesso em excursão pelo Brasil. Atualmente, os ingleses fundiram-se ao Casuals, formando o Corinthian-Casuals FC.

A palavra “corinthian” é o termo em inglês da palavra “coríntios”, que se refere aos nascidos na cidade grega de Corinto (Κόρινθος), que tem esse nome por ter sido fundada por Corintho, filho do deus Helio . Corinto significa algo como “seco, sem vida”.


CRUZEIRO

Fundado como Palestra Itália, o time mudou seu nome para Cruzeiro em 1942 por causa de pressões nacionalistas do governo brasileiro. Escolheu-se Cruzeiro como homenagem à constelação do Cruzeiro do Sul, um dos principais símbolos do país.

Cruzeiro” vem do latimcrux, e do prefixo -eiro 'parte da igreja entre a nave central e a capela-mor'.


FIGUEIRENSE

O nome Figueirense foi sugerido por João Savas Siridákis, um dos fundadores do time catarinense, pois a maioria das reuniões que tratavam da fundação da futura agremiação ocorria na localidade da Figueira, situada na Rua Padre Roma e adjacências.

Figueira é a árvore do figo, cujo nome vem de sua designação científica Ficus.


FLAMENGO

existe alguma controvérsia do porquê do bairro carioca ter recebido esse nome: há quem diga que em finais do século 16 havia, na praia do Sapateiro (atual praia do Flamengo), um holandês de origem flamenga que ali morava e por isso, deu o nome à praia e por fim, ao bairro.

Mas há outras duas versões para o nome: a primeira remonta à época das invasões holandesas. Consta que prisioneiros holandeses de Pernambuco eram transferidos para esta praia. Os holandeses também eram conhecidos por flamengos e, a partir daí, os habitantes desta região acostumaram-se a indicar o local como praia dos Flamengos.

A outra versão baseia-se no fato de que eram vistos na praia bandos de pássaros vermelhos, pernaltas, de bico forte, conhecidos por flamingo.

É importante dizer que o Flamengo foi fundado no bairro homônimo, mas depois mudou-se para a Gávea, onde está até hoje.

Etimologicamente, a palavra “flamengo” vem do provençal flamenc (nome da ave de cor de fogo)


FLUMINENSE

O Fluminense Football Club foi fundado por Oscar Cox e mais vinte membros. O nome Fluminense surgiu sem maiores debates, tendo sido a idéia inicial Rio Football Club. Mas João Ferreira já havia utilizado o nome na sede do Natação e Regatas.

Fluminense é o gentílico de quem nasce no estado do Rio de Janeiro. A palavra vem do latim flúmen 'rio' + sufixo formador de adjetivos 'ense'. Ou seja, “que nasce no rio”.


GOIÁS

O nome do time homenageia o estado-sede do clube, fundado em 6 de abril de 1943 pelos irmãos Lino e Carlos Barsi debaixo de um poste de luz da rua, pois a mãe dos fundadores, incomodada com a barulho, sugeriu que os jovens transferissem a reunião para a calçada

Goiás é derivado do nome dos índios guaiás, do tupi gwa e ya 'indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça'


GRÊMIO

O paulista Cândido Dias rodeava um treino do time do Rio Grande com uma bola sob os braços. De repente, a bola do treino fura e os jogadores pedem a de Dias emprestada. Em troca, ele pede dicas de como montar um time de futebol. Em 15 de setembro de 1903, no Salão Grau, restaurante de um hotel, mais de 30 amigos de Dias fundaram o Grêmio Portoalegrense.

A palavra “grêmio”, muito comum em entidades esportivas (generalizadamente chamadas de agremiação, inclusive) vem do latim gremìum 'o que está contido ou reunido numa braçada' e do grego grex/gregis 'reunião, ajuntamento'


INTERNACIONAL

Fundado com o nome Internacional para reiterar o caráter democrático e plurinacional que o time deveria ter, já que os fundadores, os irmãos Poppe, haviam sido rejeitados como sócios tanto do Grêmio quanto do Fussball Porto Alegre por não terem ascendência alemã, mas com a desculpa oficial, que eles, paulistas, tinham pouco tempo em Porto Alegre.

A palavra “internacional” vem do francês international, que é a junção do prefixo latino inter ''no interior de dois ou mais' e nasc, do latim nasci 'nascer, ser posto no mundo'.


JUVENTUDE

O Ju foi fundado em 29 de junho de 1913, por um grupo de 35 jovens caxienses apaixonados por futebol, a maioria deles (como Antônio Chiaradia Neto, o primeiro presidente) descendentes de italianos, o que faz do clube um dos primeiros clubes de colônia ainda em atividade no Brasil.

Etimologicamente, vem do latim juvéntus, útis 'época ou condição de estar na mocidade, de ser jovem'.


NÁUTICO

Surgido como um clube de remo (assim como muitos times brasileiros), o nome completo do Timbu pernambucano tem o nome completo de Clube Náutico Capibaribe, pois foi fundado às margens do Rio Capibaribe, um dos principais de Recife, capital do estado. O Náutico teve outros nomes, como Clube dos Pimpões e Recreio Fluvial.

Manteve-se o nome Náutico, que vem do latim nautìcus e do grego nautikós 'de marinheiro, naval', 'relativo à navegação ou aos navegadores das naus'. Já Capibaribe vem do tupi e quer dizer “rio das capivaras”


PALMEIRAS

Assim como o Cruzeiro, foi fundado como Palestra Itália. A diferença é que foi forçado a mudar de nome pelo governo paulista, que apoiava o nacionalismo do governo federal. Quando ficou decidido que o time mudaria de nome, os fundadores tiveram a idéia de dar o nome de “Palmeiras” ao time, em lembrança às palmeiras que existiam em profusão na sede social do clube e como homenagem à antiga e extinta Associação Atlética das Palmeiras. Além disso, aproveitou-se a letra P do antigo escudo do Palestra Itália.

A palavra “palmeira” vem da forma das folhas da árvore, que lembram mãos espalmadas. Já “palma” vem de uma acepção irregular do termo latim palmae 'lado interno da mão'


PARANÁ

A palavra Paraná vem do tupi m´paranã (“rio largo”) era como os indígenas se referiam ao rio Paraná.

Nascido da fusão de vários times, o Paraná Clube herdou o vermelho do Colorado e o azul do Pinheiros. O nome do novo time foi sempre unânime entre os fundadores, já que o Água Verde antes de tornar-se Pinheiros, cogitou o nome Paraná e o Colorado quase se chamou Paraná. Era, portanto, um nome comum às duas correntes.


SANTOS

Homenageia a cidade-sede do time, localizada no litoral do estado de São Paulo, a 70 km de distância da capital. A palavra "santo" vem do latim sanctus, 'que tem caráter sagrado, augusto, venerando, inviolável, respeitável, purificador'.

Foi Brás Cubas, explorador português que fundou a vila de Enguaguaçu, fundando um porto, uma capela em homenagem a Santa Catarina e a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que dariam origem à atual cidade de Santos.


SÃO PAULO

Tem origem no nome do estado sede do time. O estado foi batizado pelo colégio jesuíta de São Paulo de Piratininga, comandado pelo padre José de Anchieta em homenagem ao santo São Paulo (Paulo de Tarso), considerado um dos mais importantes da hagiografia cristã, nascido na Cilícia, entre as atuais Turquia e Síria.

O nome Paulo (originalmente Saulo) significa “o solicitado” e tem muito a ver com a vida de São Paulo, pescador que teve uma vida missionária em torno de várias partes do mundo, escrevendo cartas (as chamadas epístolas) pregando e ensinando as máximas cristãs.


SPORT RECIFE

Em 13 de maio de 1905, Guilherme de Aquino Fonseca (que trouxera uma bola de futebol da Hooton Lown School, onde estudara na Inglaterra) após uma reunião com funcionários e diretores da Associação dos Empregados do Comércio de Pernambuco criou um time de futebol. Pouco tempo depois, um festival contou com ma partida de futebol em que tomaram parte sócios do Sport Club e do English Eleven. Nascia o Sport.

A palavra “sport” (esporte em inglês) vem do francês disport, déport 'recreação, passatempo, lazer', Já o nome de Recife, capital pernambucana, vem do árabe arrasíf 'parede de apoio, dique, muralha, cais', pelos recifes de coral na entrada marítima da cidade.


VASCO

O nome do time homenageia o navegador português Vasco da Gama, pois em 1898, quando o clube foi fundado por Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre d `Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Souza Júnior, se comemorava o quarto centenário da viagem de descoberta do caminho marítimo para as Índias.

O nome Vasco (assim como o termo Basco) deriva da redução do termo latim vascònis 'povo ibérico habitante das duas vertentes dos Pireneus'. A palavra vasco tem várias grafias diferentes em outros idiomas, como gascon, Gascoigne, gascão, euscaro e vasconço.

Nenhum comentário: