sábado, 19 de maio de 2007

Chelsea Campeão da FA Cup

Hoje, com um gol do marfinense Drogba, a três minutos do fim da prorrogação, o Chelsea bateu o Manchester United por 1 a 0 e sagrou-se campeão da FA Cup, a Copa da Inglaterra, a mais antiga competição interclubes do mundo (existe desde 1872).

Time médio até a grande injeção de dinheiro do milionário russo Roman Abrahmovic, a partir de 2003, o Chelsea tinha poucos títulos de expressão (exceção feita ao Campeonato Inglês de 1970, as FA Cup de 1970, 97 e 2000 e a antiga Copa dos Campeões das Copas Européias de 1971 e 1998). Mas isso mudou, e de lá para cá, os Blues já levaram dois Campeonatos Ingleses, duas FA Cup e duas Copas da Liga.

Mas afinal, o que significa a palavra "chelsea", se afinal o time é de Londres? E o escudo do time, o que ele representa?

Chelsea, na verdade, é um bairro na zona oeste de Londres. Seu nome vem da palavra do antigo anglo-saxão "Cealc-h3ð", que significa "porto/cais de calcário", pois conta-se que durante o governo do rei Eduardo, o Confessor, calcário era retirado do Tâmisa para a construção da Abadia de Westminster e aterrado na região que hoje é Chelsea, que apareceu pela primeira vez com esse nome no Domesday Book, considerado o primeiro grande censo da história inglesa.

Já o escudo do Chelsea tem um leão rampante empunhando um cajado (que já aparece no brasão do condado, em homenagem a Earl Cadogan, o Visconde de Chelsea, ex-presidente do time que escolheu as cores do time- azul e branco), duas bolas de futebol vermelhas e duas rosas, que representam a Inglaterra.

Abaixo, todos os campeões da FA Cup:

11 Manchester United
10 Arsenal
8 Tottenham
7 Aston Villa, Liverpool
6 Blackburn Rovers, Newcastle United
5 The Wanderers, West Bromwich Albion, Everton
4 Sheffield United, Bolton Wanderers, Wolverhampton Wanderers, Manchester City, Chelsea
3 Sheffield Wednesday, West Ham United
2 Old Etonians, Bury, Preston North End, Nottingham Forest, Sunderland
1 Oxford University, Royal Engineers, Clapham Rovers, Old Carthusians, Blackburn Olympic, Notts County, Barnsley, Bradford City, Burnley, Huddersfield Town, Cardiff City, Portsmouth, Derby County, Charlton Athletic, Blackpool, Leeds United, Southampton, Ipswich Town, Coventry City, Wimbledon

3 comentários:

Mr. Bogart disse...

Na relação de títulos, o The Wednesday não é o atual Sheffield Wednesday? se sim, por que se faz essa divisão de títulos (afinal no caso do Palmeiras e do Cruzeiro é contabilizado os títulos com seus antigos nomes)

Dassler Marques disse...

Opa! Gostei da classificação time médio :P

hahaha

ótimas informações Bindão, como sempre.

gde abraço
Dassler

Luiz Fernando Bindi disse...

davalgirio,

não há THE WEDNESDAY na lista de títulos, apenas o THE WANDERERS, time londrino que existiu de 1859 a 1883.