sábado, 19 de maio de 2007

Pescara

O leitor Marcus Buiatti me chamou a atenção para o escudo do Pescara (acima), time italiano fundado em 1936 e onde jogaram os brasileiros Tita, Júnior e Dunga. Buiatti pergunta por qual razão um golfinho aparece no distintivo dos Biancoazzuri.

Pescara é uma cidade localizada ao leste da Itália, às margens do Mar Adriático. Neste mar há muitos golfinhos, chamados na região de "
tursiope" (Tursiops truncatus, abaixo), que apesar de comum em grande parte dos mares, vive em regiões mais rasas justamente no Adriático Setentrional, onde fica a cidade de Pescara. Todo dia 5 de agosto, inclusive, há uma cerimônia onde os golfinhos são festejados, escolas dedicam parte de suas aulas ao estudo desses animais.

Claro que toda essa proximidade com o ser humano traz perigo aos golfinhos, naturalmente afáveis ao contato, que já veêm diminuir sua população (estimada atualmente em 150 indivíduos). Por isso, o
Tethys Research Institute (Instituto Tehthys de Pesquisa), dedica-se desde 1987 ao estudo dos hábitos e preservação da vida dos golfinhos.

Por isso, portanto, há um golfinho (delfino, em italiano) no escudo do Pescara.


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.
Mto interessante esse post do Pescara. Poderia falar também da mulher que aparece no escudo do Atalanta?