domingo, 27 de maio de 2007

Estádio Oreste Granillo (ou il Granillo)


Hoje, dia 27, estava assistindo Reggina 2 x 0 Milan pela TV Bandeirantes e o bom narrador William Lopes (do E+i). O jogo foi na cidade de Reggio Calabria, sede do clube amaranto, no estádio Orestre Granillo. Eu sempre ouvi o nome "Comunale", como sendo a casa da Reggina e fiquei curioso.

Pois bem: o estádio surgiu em 1932 (quase 20 anos depois do nascimento da Reggina Calcio), mas com o nome de Michelle Bianchi, jornalista e político italiano de grande importância no início do século 20 e um dos grandes idealistas do movimento fascista italiano.

Por ser um nome muito controverso, por tudo que o fascismo representou para o país, o estádio mudou várias vezes de nome, o que fez com que todos acabassem chamando o estádio de Comunale.

Muitas reformas depois, o estádio é reinaugurado em 99 com o nome de Oreste Granillo, político comunista, sindicalista e presidente da Reggina em um dos mais gloriosos períodos do time, no final dos anos 60, quando o time subiu à série B pela primeira vez na história.

Nenhum comentário: