domingo, 6 de maio de 2007

Escudo do Toulouse


O ouvinte Ricardo Pereira me pergunta o que significa a cruz no escudo do Toulouse FC (acima).

A cruz é a chamada CRUZ RAIMONDINA, CRUZ OCCITANA ou CRUZ DOS CONDES DE TOULOUSE.

Occitânia é a região em que se fala o Occitano, idioma falado ao sul da França, no extremo leste da Itália (em pequenos trechos da Ligúria e do Piemonte, tendo Dronero e Borgo San Dalmazzo) e no extremo norte da Espanha (no Val d´Aran, cuja principal cidade é Vielha).

Essa cruz apareceu pela primeira vez como selo dos documentos do Conde Raimond de St.-Giles VI, em 1221 e atualmente, está em muitos brasões das cidades das regiões francesas de Provence-Alpes-Côte d'Azur, Rhône-Alpes, Auvergne, Limousin, Aquitânia, Poitou-Charentes, Languedoc-Roussillon e Midi-Pyrénées.

A cruz de Toulouse é uma modificação da cruz latina e os doze discos amarelos nos vértices de cada ponta representavam, originalmente, os signos do zodíaco. Depois, com uma intensa catequização católica na região, houve quem afirmasse que eles simbolizavam os 12 apóstolos. Mas a verdade é mesmo que eles representam o zodíaco.

Como curiosidade extra: as cores do Toulouse são o violeta e o branco. O branco representa a paz francesa e o violeta lembra a flor-símbolo da cidade, que tem inclusive o Festival Anual da Violeta.

Nenhum comentário: