domingo, 13 de maio de 2007

Estádios de Santos (SP)

Neste fim-de-semana (dias 12 e 13 de maio), estive em Santos. Lá, passei pelos três estádios dos times da cidade: a Vila Belmiro (do Santos FC), Ulrico Mursa (da AA Portuguesa Santista) e o Espanha (do Jabaquara AC). Vamos falar deles.


Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
Proprietário: Santos Futebol Clube
Endereço: Av. Princesa Isabel s/n°
Capacidade: 20 o00 pessoas
Inauguração: 12/10/1916
Primeiro Jogo: Santos 2 x 1 Ypiranga (SP)
Primeiro Gol: Adolfo Millon Jr. (Santos)

Motivo do nome: Urbano Caldeira foi um dos grandes benémeritos do clube. Nascido em Santa Catarina, Caldeira foi goleiro e técnico da equipe, dedicando mais de 20 anos de sua vida ao Santos.

Vila Belmiro é o nome do bairro onde fica o estádio santista, localizado no quadrilátero das avenidas Ana Costa e Pinheiro Machado e das Ruas Carvalho de Mendonça e Joaquim Távora. Recebeu este nome em homenagem a Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva, que se destacou na vida econômica e política da cidade, sendo o responsável pelo loteamento da Vila Operária, que passou a se chamar posteriormente Vila Belmiro.


Ulrico Mursa
Proprietário: Associação Atlética Portuguesa
Endereço: Av. Senador Pinheiro Machado 240
Capacidade: 9 mil pessoas
Inauguração: 05/12/1928
Primeiro Jogo: Portuguesa Santista 6 x 0 Sírio (SP) Primeiro Gol: Alfonso Rogério

Motivo do nome: Ulrico Mursa era diretor da Companhia Docas de Santos e colaborou muito com a construção do estádio, por isso foi homenageado. Há, inclusive, uma rua em Santos com esse nome.



Espanha
Proprietário: Jabaquara Atlético Clube

Endereço: Av. Francisco Ferreira Canto, 351
Capacidade: 7 mil pessoas
Inauguração: 1928 (no bairro do Macuco) e 1961 (no bairro da Caneleira)
Primeiro Jogo: não há registro Primeiro Gol: não há registro

Motivo do nome: o primeiro nome do time foi Hespanha Futebol Clube, pois foi fundado por um grupo de jornaleiros espanhóis que trabalhavam na região do Macuco, em Santos. O nome Caneleira, pelo qual alguns chamam o estádio, é o mesmo do bairro em que ele fica, que recebeu este nome porque, até a metade do século 20, havia na região uma grande quantia de árvores que produziam canela.




Outra coisa que chamou minha atenção foi o brasão da cidade, presente em vários lugares. Fui pesquisar o signficado do lema inscrito na faixa vermelha, a frase em latim "Patriam Charitatem et Libertatem Docui", que significa "À pátria ensinei a caridade e a liberdade", escrita pelo historiador Afonso d’Escragnolle Taunay, que representa os ideais santistas, aludindo diretamente à instituição da primeira Santa Casa de Misericórdia do Brasil (a caridade) e às lutas pela Independência (Liberdade, pelo santista José Bonifácio de Andrada e Silva).


fontes:
Jornal A Tribuna
Site da Prefeitura de Santos
Jornal Novo Milênio
Templos do Futebol

Um comentário:

Rocio disse...

quão bonito são esses estágios, realmente uma verdadeira obra de arte, espero que com o tempo pode ter sobre qualquer uma dessas coisas, como, por exemplo, na área de Jabaquara