sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Peru e Uruguai

Peru

Etimologia: o nome "Peru" tem origem controversa: há quem diga que vem de um rio chamado "Pelú", nome de um rio descoberto por Vasco Núñez de Balboa e há quem afirme que vem do nome de um cacique local chamado Berú (ou Birú), cuja existência foi relatada a primeira vez em 1514 pelo explorador espanhol Francisco Becerra.

Bandeira: com duas faixas vermelhas que representam o sangue dos que lutaram pela liberdade do país e uma faixa branca representando a harmonia entre os habitantes, destaca-se o brasão no centro da bandeira peruana. O brasão está dividido em três partes: na parte superior esquerda, há uma vicunha (animal tipicamente andino); no lado direito, aparece uma Cinchona, a árvore que produz o quinino. E na parte de baixo, sobre um fundo vermelho, uma cornucópia derramando moedas de ouro, lembrando as três riquezas que o Peru tem: animal, vegetal e mineral.

* * *

Uruguai

Etimologia: outro nome de país que tem origem controversa. No entanto, uma é a mais aceita por historiadores e estudiosos de idiomas: Uruguai significa, em guaraní, "rio dos caracóis", já que "uraguá" significa "caracol" e o sufixo "i" (ou "y") é "agua" ou "rio".

Bandeira: são cinco faixas brancas e quatro azuis (cores que homenageiam a Argentina), representando as nove províncias originais quando da formação da república. Já o sol da bandeira (o Sol de Maio) tem dezesseis raios, alternando entre raios retos e raios tremulantes, e é usado como pavilhão nacional desde o século 19, simbolizando a independência de Uruguai e Argentina em relação à Espanha, após a Revolução de Maio, ocorrida entre 18 e 25 de maio de 1810. O mesmo sol aparece na bandeira argentina, mas com 32 raios (16 retos e 16 tremulantes).


3 comentários:

Fábio Escobar disse...

A família do meu pai vem de uma localidade chamada Uruquá, no interior do RS, lá tem um rio com o mesmo nome. O nome deve ter a mesma origem de Uruguai, também um rio próximo e muito importante na divisa RS/Argentina.
Legal saber a origem do nome desse lugar tão especial pra mim.
Parabéns pelo blog, visito sempre tem muitas informações interessantes.
Fábio Escobar - Joinville/SC

mihail disse...

http://curiosidadesfutebolisticas.blogspot.com/

Dassler Marques disse...

Qdo criança, sempre confundia as bandeiras do Uruguai e da Argentina.

Acho que não sou o único, aliás, né?

hahaha

abraço bindão!

concordo inteiramente com o post abaixo. duas vergonhas!