Etimologia: o nome "Peru" tem origem controversa: há quem diga que vem de um rio chamado "Pelú", nome de um rio descoberto por Vasco Núñez de Balboa e há quem afirme que vem do nome de um cacique local chamado Berú (ou Birú), cuja existência foi relatada a primeira vez em 1514 pelo explorador espanhol Francisco Becerra.
Bandeira: com duas faixas vermelhas que representam o sangue dos que lutaram pela liberdade do país e uma faixa branca representando a harmonia entre os habitantes, destaca-se o brasão no centro da bandeira peruana. O brasão está dividido em três partes: na parte superior esquerda, há uma vicunha (animal tipicamente andino); no lado direito, aparece uma Cinchona, a árvore que produz o quinino. E na parte de baixo, sobre um fundo vermelho, uma cornucópia derramando moedas de ouro, lembrando as três riquezas que o Peru tem: animal, vegetal e mineral.
* * *
Uruguai
Etimologia: outro nome de país que tem origem controversa. No entanto, uma é a mais aceita por historiadores e estudiosos de idiomas: Uruguai significa, em guaraní, "rio dos caracóis", já que "uraguá" significa "caracol" e o sufixo "i" (ou "y") é "agua" ou "rio".
Bandeira: são cinco faixas brancas e quatro azuis (cores que homenageiam a Argentina), representando as nove províncias originais quando da formação da república. Já o sol da bandeira (o Sol de Maio) tem dezesseis raios, alternando entre raios retos e raios tremulantes, e é usado como pavilhão nacional desde o século 19, simbolizando a independência de Uruguai e Argentina em relação à Espanha, após a Revolução de Maio, ocorrida entre 18 e 25 de maio de 1810. O mesmo sol aparece na bandeira argentina, mas com 32 raios (16 retos e 16 tremulantes).
A família do meu pai vem de uma localidade chamada Uruquá, no interior do RS, lá tem um rio com o mesmo nome. O nome deve ter a mesma origem de Uruguai, também um rio próximo e muito importante na divisa RS/Argentina. Legal saber a origem do nome desse lugar tão especial pra mim. Parabéns pelo blog, visito sempre tem muitas informações interessantes. Fábio Escobar - Joinville/SC
Neste exato momento, possam nem mesmo os nomes doença, fome, guerra e sofrimento ser ouvidos pelas pessoas e nações da Terra, mas possam sim a sua conduta moral, mérito, riqueza e prosperidade crescer, e possam a suprema bem-aventurança e bem-estar sempre surgir para elas!
Geógrafo e jornalista esportivo, moro na Mooca, em São Paulo.
Adoro Futebol, Mapas, Cães e Livros, um vício.
Assisto todos os jogos que consigo, da Premier League até a 4ª divisão da Itália, passando por futebol do interior de São Paulo e do interior da Indonésia.
Sou comentarista da rádio 105 FM, colunista do Blog do Birner, colaborador da Rádio Bandeirantes, do site e da revista Trivela, além de participações ocasionais em vários blogues e programas de rádio e televisão.
Paro para ouvir Mauro Beting e PVC. Gosto, ao mesmo tempo, de Milton Neves e Juca Kfouri.
Detesto Mesa Redonda de TV aberta, me irrito com comentaristas que só fazem palhaçadas / que inventam mentiras / que são mal-informados / que adoram chavões e lugares-comuns.
3 comentários:
A família do meu pai vem de uma localidade chamada Uruquá, no interior do RS, lá tem um rio com o mesmo nome. O nome deve ter a mesma origem de Uruguai, também um rio próximo e muito importante na divisa RS/Argentina.
Legal saber a origem do nome desse lugar tão especial pra mim.
Parabéns pelo blog, visito sempre tem muitas informações interessantes.
Fábio Escobar - Joinville/SC
http://curiosidadesfutebolisticas.blogspot.com/
Qdo criança, sempre confundia as bandeiras do Uruguai e da Argentina.
Acho que não sou o único, aliás, né?
hahaha
abraço bindão!
concordo inteiramente com o post abaixo. duas vergonhas!
Postar um comentário