segunda-feira, 11 de junho de 2007

A.E. Velo Clube (Rio Claro, SP) - Memória Afetiva


Já diz Mestre PVC, nossa memória infantil afetiva do futebol é muito mais latente do que a própria realidade da época em que vivemos o fenômeno.

É o caso para mim em relação a alguns times que povoaram minha infância já fanática por futebol. Um desses time é o Velo Clube, de Rio Claro (interior de São Paulo).

Em 1979, o time rubro-verde disputou pela única vez o Campeonato Paulista da 1ª divisão. Fez uma campanha deplorável (com 5 vitórias em 38 jogos, sendo rebaixado). Mas lembro com clareza o dia em que o Palmeiras venceu o Velo por 2 a 0: eu tinha 6 anos e recordo dos meus pais comprando o almoço e eu ouvindo o jogo no rádio da Caravan marrom do meu pai. O goleiro velista se chamava Aranha...

Há 2 anos, soube que o querido Velo estava se licenciando por problemas financeiros. Seria triste não mais ver jogos no Benitão (abaixo) nem mais ouvir falar o simpático nome Velo Clube, vindo da origem ciclística do clube, fundado há quase 100 anos.

foto: Marcelo Valem (Templos do Futebol)

Mas agora em 2007, o Velo voltou e está muito bem colocado na 4ª divisão paulista, já praticamente classificado para a segunda fase. A genial turma dos Jogos Perdidos, que acompanhou a agonia rubro-verde, também nos trouxe uma foto do atual time do Velo (mais abaixo).

Longa vida à Associação Esportiva Velo Clube!

foto: Fernando Martinez (Jogos Perdidos)

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Pelo menos não ficou caracterizado como "orfáos da bola", como aquele quadro do globo esporte.

Luiz Fernando Bindi disse...

Jamais faria isso, meu caro. Jamais.

Se tem um coisa que eu detesto é a pasteurização globífera...

Abração!!