Já diz Mestre PVC, nossa memória infantil afetiva do futebol é muito mais latente do que a própria realidade da época em que vivemos o fenômeno.
É o caso para mim em relação a alguns times que povoaram minha infância já fanática por futebol. Um desses time é o Velo Clube, de Rio Claro (interior de São Paulo).
Em 1979, o time rubro-verde disputou pela única vez o Campeonato Paulista da 1ª divisão. Fez uma campanha deplorável (com 5 vitórias em 38 jogos, sendo rebaixado). Mas lembro com clareza o dia em que o Palmeiras venceu o Velo por 2 a 0: eu tinha 6 anos e recordo dos meus pais comprando o almoço e eu ouvindo o jogo no rádio da Caravan marrom do meu pai. O goleiro velista se chamava Aranha...
Há 2 anos, soube que o querido Velo estava se licenciando por problemas financeiros. Seria triste não mais ver jogos no Benitão (abaixo) nem mais ouvir falar o simpático nome Velo Clube, vindo da origem ciclística do clube, fundado há quase 100 anos.
foto: Marcelo Valem (Templos do Futebol)
Mas agora em 2007, o Velo voltou e está muito bem colocado na 4ª divisão paulista, já praticamente classificado para a segunda fase. A genial turma dos Jogos Perdidos, que acompanhou a agonia rubro-verde, também nos trouxe uma foto do atual time do Velo (mais abaixo).
Longa vida à Associação Esportiva Velo Clube!
Longa vida à Associação Esportiva Velo Clube!
foto: Fernando Martinez (Jogos Perdidos)
2 comentários:
Pelo menos não ficou caracterizado como "orfáos da bola", como aquele quadro do globo esporte.
Jamais faria isso, meu caro. Jamais.
Se tem um coisa que eu detesto é a pasteurização globífera...
Abração!!
Postar um comentário