domingo, 17 de junho de 2007

Zamalek (Egito) - نادي الزمالك

Na edição de julho, a excelente revista Trivela fala sobre a rivalidade entre os dois principasis times do Cairo, capital do Egito: Ah-Ahly (cujo nome significa "O Nacional") e o Zamalek, segundo maior campeão egípcio, com 11 títulos.

Fui buscar o que significa afinal a palavra "zamalek". O time, que nasceu como Kasr El-Nil ("Palácio do Nilo") em 1911, mudou seu nome para Al-Mokhtalat ("O Clube Misto", por ser um time administrado em conjunto por egípcios e estrangeiros) em 1913.

Como Mokhtalat, o time venceu o Al-Ahly por 6 a 0 pela Copa do Egito de 1943, sob a assistência do Rei Farouk. Fascinado com o jogo, ele pede que seu nome seja colocado (que significa "aquele que discerne a verdade da mentira) no time. E o time passa a ser "Farouk".

Após a Revolução Republicana de 1952, o time passa a se chamar "Zamalek", um bairro na cidade de Gizé, na área metropolitana da capital egípcia, que fica na Ilha de Gezira, que liga a velha Cairo à moderna Cairo (veja foto abaixo).

Zamalek deriva da palavra curda
"zomlok", que significa "casa de sapê", pois a região surgiu da favela de Imbaba, onde a maioria das residências era feita de sapê, que é um material feito com caules secos de capim-sapê (Andropogon bicornis), tradicionalmente usada no campo como material para cobrir as armações de madeira da cobertura de pequenas habitações.

foto: Jimmy Dunn

Um comentário:

Jefferson Nogueira disse...

E quem é hoje a maior força do futebol la do egito?Abraço