quinta-feira, 7 de junho de 2007

Guadalupe

Desde ontem, dia 6, doze seleções das Américas do Norte e Central disputam a nona edição da Copa Ouro, torneio continental organizado pela Concacaf, mas que já teve Colômbia, Peru, Coréia do Sul, Equador, Brasil e África do Sul como convidados. Em 2007, com sede nos Estados Unidos, a copa tem três grupos de quatro times (só da Concacaf): o A, com Canadá, Costa Rica, Guadalupe e Haiti; o B, com Estados Unidos, Guatemala, Trinidad e Tobago e El Salvador; o C, com México, Honduras, Panamá e Cuba.

Chama a atenção a presença da seleç
ão de Guadalupe, que além de ser pouco conhecida, tem uma curiosa condição: ela é filiada apenas à Concacaf e não à Fifa. Isso cria um fenômeno ainda mais estranho. Já que Guadalupe (uma possessão francesa) não é reconhecida pela Fifa como nação, ela pode abrigar em suas linhas jogadores que atuaram por outras seleções nacionais.

Filiada à Concacaf desde 1964, a Ligue Guadeloupéenne de Football (nome da federação local) organiza um Campeonato Nacional com três divisões. O campeão da temporada 2006/07 foi o Etoile Morne-à-l'Eau, seu sexto título, que lhe deu a hegemonia do futebol guadalupense, já que o Solidarité Scolaire (de Pointe-à-Pitre) tinha também 5 títulos. Além das três divisões, a LGF também coordena a Copa de Guadalupe, cujo maior ganhador é o Racing de Basse Terre, a capital de Guadalupe.

Times locais também participam de torneios entre colônias francesas do Caribe, como a Copa D.O.M. (Départements d'Outre-Mer, Departamentos Ultramarinos) e Coupe des clubs champions
d’Outremer (Copa dos Clubes Campeões de Ultramar), que reúne campeões nacionais de todas as possessões francesas ao redor do mundo.

Na Copa D.O.M, apenas Etoile Morne-à-l'Eau e o Racing de Basse Terre já foram campeões (1 vez cada) , mas na Copa dos Clubes Campeões de Ultramar nunca houve time guadalupenho que tenha sequer chegado às finais.
A seleção (abaixo, com camisa vermelha, o defensor David Fleurival em ação pela Copa Ouro 2007) disputa a maioria dos seus jogos em casa no estádio Saint Claude, em Basse Terre ou no estádio René Serge Nabajoth, em Pointe-à-Pitre.

A experiência internacional da seleção se resume basicamente à jogos contra rivais do Caribe (especialmente contra Martinica) ou da Concacaf. Apenas um amistoso contra o Paraguai, em 89, levou um time fora da região até Guadalupe. Derrota local por 2 a 0. A maior vitória de Guadalupe data de 2001, quando pelas Eliminatórias da Copa do Caribe, venceu as Ilhas Virgens Americanas por 11 a 0. A pior derrota, um 8 a 2 contra Martinica por um amistoso em 1975.

Além de Angloma (que jogou pela França e agora defende Guadalupe, sua terra natal), os grandes jogadores da história de Guadalupe são David Sommeil, que joga no Sheffield United, Loïc Loval, que está no holandês Utrecht, assim como o compatriota Franck Grandel. Importantes jogadores da seleção francesa, como Chimbonda, Thuram e Trésor são nascidos na possessão.

Estádio Saint Claude (Google Earth)

Agradecimentos: Trivela

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

Legal essa curiosidade. Se eu não me engano a seleção da catalunha também não é reconhecida pela FIFA.