sábado, 9 de junho de 2007

Copa América - Sedes


Se não houver nenhum decreto contrário de um amalucado Hugo Chávez, a Copa América 2007 ocorrerá na Venezuela, a partir de 26 de junho. Abaixo, saiba um pouco sobre as cidades-sede do torneio.

Barinas
Origem do nome: barinas é nome de um vento que prenuncia a estação chuvosa na região dos Llanos (rico ecossistema da América do Sul setentrional assemelhado ao Pantanal). O nome vem do povo indígena Barí.

População: 580.000 habitantes

Altitude: 188 metros

Estádio: Agustín Tovar "La Carolina". Homenageia Agustín Tovar Albertis, senador (no início do século 20) e um dos grandes beneméritos da Venezuela. La Carolina é homenagem à sua filha, que Tovar dizia ser a razão de tudo que fazia pelo país.

Principal time local: Zamora Fútbol Club





* * * * * * * * *
Barquisimeto

Origem do nome: situada às margens do rio Turbio, a cidade tem seu nome ligado aos índios irribaren, que a chamavam "variquicimeto", que significa "água de cor cinza"

População: 1.120.000 habitantes

Altitude: 560 metros

Estádio: Estádio Metropolitano de Lara. Lara é o estado do qual a cidade de Barquisimeto é capital e recebeu esse nome em honra ao General Jacinto Lara, um dos heróis militares da Venezuela e um dos principais artífices da independência do país.

Principais times locais: Union de Lara e Guaros







* * * * * * * * *
Caracas
Origem do nome: os aborígenes locais chamavam uma flor, que abundava na região, de "caraca". Dessa flor (na verdade, uma erva - Amaranthus tricolor), da qual se extraía um colorante, chamado amaranto que servia para tingir roupas e dar cor para alguns alimentos. Com o tempo, a própria tribo passou a ser chamada de caracas pelos historiadores.

População: 3.000.000 habitantes

Altitude: 900 metros

Estádio: Estadio Olímpico de la UCV, dentro do complexo esportivo da Universidade Central da Venezuela. Todo o campus da universidade é considerado patrimônio universal da humanidade pela Unesco.

Principal time local: Caracas FC







* * * * * * * * *
Maracaibo
Origem do nome: os indígenas chibcha chamavam o local onde hoje fica a cidade de "Maara-iwo", que significa "rio onde há muitas serpentes". Outra versão diz que o nome veio da palavra "Maare kaye", que significa "de frente para a água"

População: 2.600.000 habitantes

Altitude: 6 metros

Estádio: Estádio Zulia. Maracaibo é capital do estado setentrional de Zulia, cujo nome remete à flor da planta Lobelia erinus, que é cultivada em larga escala em toda a região, inclusive na vizinha Colômbia, conhecida no Brasil como lobélia azulada.

Principal time local: Union Maracaibo






* * * * * * * * *
Maturín

Origem do nome: toma emprestado o nome do chefe dos iarawa, Cacique Maturín. O cacique foi morto durante a colonização espanhola, em 1718. Onde morreu o índio, conta-se que nasceu uma grande árvore, em torno da qual começou a surgir um povoamento.

População: 300.000 habitantes

Altitude: 67 metros

Estádio: Estadio Monumental de Maturín, que depois de pronto será o maior estádio da Venezuela.

Principal time local: Monagas







* * * * * * * * *
Mérida
Origem do nome: a cidade foi nomeada pelo seu fundador, Juan Rodríguez Suárez, natural da cidade espanhola de Mérida, cujo nome vem do latim "emerita", que significa "o que tem mérito".

População: 210.000 habitantes

Altitude: 1.630 metros

Estádio: Estadio Olímpico Metropolitano de Mérida

Principal time local: Estudiantes de Mérida






* * * * * * * * *
Puerto La Cruz
Origem do nome: assim que os espanhóis chegaram à Venezuela, fundaram a Missão Cristã de Pozuelos. Alguns anos depois, imigrantes caribenhos desembarcam na missão e constróem a primeira igreja do país e a chamam de "Puerto de la Santa Cruz", que acabou se tornando Puerto La Cruz

População: 210.000 habitantes

Altitude: 64 metros

Estádio: Estádio General José Antonio Anzoátegui, que homenageia outro herói da independência venezuelana. Anzoátegui, inclusive, é o nome do estado em que fica a cidade de Puerto La Cruz. Para a Copa América, o estádio será também chamado de Olímpico Luis Ramos, em homenagem a um dos fundadores da cidade.

Principal time local: Deportivo Anzoátegui








* * * * * * * * *
Puerto Ordaz

Origem do nome: faz menção ao navegador cubano Diego de Ordaz, um dos primeiros a desbravar o interior amazoônico da Venezuela, ultrapassando o Maciço das Guayanas (no Brasil chamado de Planalto das Guianas)

População: 790.000 habitantes (toda a região metropolitana de Ciudad Guayana, que une as cidades de Puerto Ordaz e San Félix)

Altitude: 13 metros

Estádio: Estádio Cachamay, cujo nome oficial é Gino Scarigella, lembrando um juiz que morreu durante um jogo que apitava. Cachamay é um nome indígena caroní que descrevia as espumas feitas pelas quedas do rio Orinoco, que nasce no Planalto das Guianas.

Principal time local: Mineros de Guayana






* * * * * * * * *
San Cristóbal

Origem do nome: fundada pelo militar espanhol Juan Maldonado Ordóñez y Villaquirán, a cidade recebeu esse nome em homenagem à São Cristóvão, santo de preferência de Villaquirán. Curiosamente, o santo padroeiro da cidade é São Sebastião.

População: 400.000 habitantes.

Altitude: 860 metros

Estádio: Polideportivo de Pueblo Nuevo (bairro de San Cristóbal onde ele se localiza), também conhecido como "El Templo Sagrado del fútbol venezolano", por ser sede do time venezuelano mais famoso e de torcida mais fanática.

Principal time local: Deportivo Táchira

Nenhum comentário: