segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Corinthians mudará de escudo?

Acima, a proposta de parte da diretoria corinthiana que almeja a mudança do escudo do time de Parque São Jorge.

Não gosto de estrelas sobre o escudo, mas o Corinthians é um dos poucos times brasileiros bem resolvidos quanto a isso, colocando uma estrela para cada Brasileiro ganho e uma pelo Mundial de 2000. Melhor, apenas o Grêmio (com uma estrela para cada torneio importante ganho: 1 pelos Nacionais, 1 pelas Libertadores e 1 pelo Mundial), além de bons exemplos como o do Guarani.

Vasco e São Paulo colocam estrelas de esportes que não se referem ao futebol. No caso do São Paulo, as estrelas amarelas são os recordes mundial e olímpico do salto triplo (e consqüentes medealhas de ouro) conquistados por Adhemar Ferreira da Silva, atleta do clube, nas Olimpíadas de Helsinque (em 1952) e nos Pan-Americanos da Cidade do México, (em 1955). Justa homenagem, mas que perde o sentido numa camisa de futebol. Já o Vasco usa uma estrela em homenagem à conquista no remo: igualmente justa, já que é o esporte que originou o clube, mas sem cabimento numa camisa de futebol.

Existem casos piores, como ABC de Natal, que coloca estrelas por campeonatos juvenis e infantis. Ou o Americano (de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro), que homenageia títulos municipais.

Eis que o Corinthians, de diferente, tradicional e marcante escudo, surge com essa idéia.

Colocar uma coroa é de uma pobreza esportiva ímpar. Além de ser esteticamente esquisita uma coroa voando no nada (ao contrário da coroa do Real Madrid, que está apoiada no brasão e ainda por cima, tem razão evidente de ser), a palavra FIEL, à guiza de homenagear a torcida, lembra de uma torcida organizada, o que nunca é desejável, para que não haja risco de se confundirem nem se imiscuirem.

A diretoria do Corinthians precisa, mais do que homenagear sua invejável e maravilhosa torcida (os verdadeiros, como meu avô materno, que torcem para o Sport Club Corinthians Paulista), precisa respeitar sua torcida.

Com lisura, verdadeira transparência, um time de qualidade e acima de tudo, esperança.

Mudar escudo é fazer fumaça.

É tergiversar.


12 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro, essa coroa voadora é ridícula. Só faria sentido se o clube se chamasse Real Corinthians, e que ela fosse acoplada ao escudo. Em segundo, homenagear uma torcida organizada é dose. Só sabem vandalizar, brigar e brigar. Em terceiro, SE quisessem mudar o escudo (o que não recomendo, pois fere a honra do clube) que tirassem os remos e a âncora, que por sinal acho que o enfeia muito.

Michael Serra disse...

uma coroa carnavalesca dessa e depois agente que...

ahn, deveriam é tirar a ancora, para ver se assim nao afunda hehe...

brincadeiras a parte, pessima ideia.. eu já nao suporto (e falo serio) as estrelas em cima do distintivo do SPFC...

remodelações leves até acho benéficas (principalmente as que deixam com traço mais limpo), como ja ocorreram no deles e no do SPFC tb.

Arthur Virgílio disse...

Na minha opinião é mais uma ação de Marketing para tentar imortalizar o termo fiel, que você bem salientou, pertence a uma torcida organizada do Timão.

De fato, acho que as estrelas deveriam ser padronizadas para que paremos de ver verdadeiros carnavais em cima dos escudos das equipes.

mihail disse...

sou corinthiano fanático e estou de pleno acordo. pior que lembrar de torcida organizada, é que a palavra fiel me lembra os crentes.

Gilson Gustavo disse...

Concordo com suas observações e acrescento que também não gosto dessa idéia de colocar uma coroa para simbolizar a tríplice coroa com fizeram o Cruzeiro e o Internacional. Prefiro como ocorre na Itália e na Alemanha onde há uma regulamento sobre o uso de estrelas na camisa no que diz respeito ao títulos nacionais. Se no for assim, prefiro que o clube escolha para simbolizar a sua maior conquista (s), ou as duas intercontinentais do Santos ou a única do Flamengo, ou o único título brasileiro do Atlético-MG.

mihail disse...

também concordo com o gilson. muitas estrelas estragam o escudo.

no caso do corinthians, eu até prefiro que fique sem estrela nenhuma . ficaria mais bonito

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

ficou muito estranho...
mas a ideia eh boa, mas devia contratar um desing decente....


ridiculo mesmo eh do inter q coloca uma coroa e estrelas no logo da rbk

Anônimo disse...

O Corinthians está homenageando os czares da Rússia com essa coroa?

Laura M J disse...

Você já se perguntou o que significa a estrela amarela na camisa do GALO?

Anônimo disse...

naum pow *
tá massa
esse escudo¨*
aii so
ke ele naum barra
nosso naum ke a gente fez do
corinthians naum !**

Anônimo disse...

acho q deveria aumentar o símbolo e continuar do jeito q esta com as estrelas dos brasileiros e do mundial