sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

As Olimpíadas que o futebol esqueceu


O futebol é, certamente, o patinho feio dos esportes olímpicos. Relegado a segundo plano desde que a Fifa surgiu e, principalmente, depois da disputa da primeira Copa do Mundo em 1930, o esporte, no entanto, teve sua presença marcada já desde a Olimpíada de 1896, considerada a primeira dos tempos modernos.


Os registros desse torneio se perderam, mas muitas fontes dizem que ele foi disputado por uma seleção de Atenas, uma seleção de Esmirna (então parte do Império Otomano) e um time da Dinamarca. A seleção de Esmirna venceu os atenienses e depois, foi derrotada por 15x0 pelo time dinamarquês. Não se tem mais informações sobre esse torneio.

Em 1900, nas Olimpíadas de Paris, houve um torneio-exibição de futebol, jogado no estádio Vélodrome de Vincennes, entre três times que representavam seus países: o Upton Park FC (Inglaterra), o Club Française (França) e o Université de Bruxelles (Bélgica). Num torneio de curioso regulamento, o time inglês, que usava uniformes iguais aos do Flamengo, passou pelos franceses por 4x0 que depois venceram os belgas por 6x2. Como o aproveitamento dos ingleses foi de 100%, eles ganharam o torneio, que não deu medalhas oficiais os vencedores.


Nas Olimpíadas seguintes, em 1904, disputadas em Saint Louis (EUA), outra disputa não-oficial, também desta vez disputada por três times. Porém, o maic curioso é que dois deles jogavam pelo mesmo país: os Estados Unidos, que eram representados pelo Christian Brothers College e pelo St. Rose Parish, ambos colégios de Saint Louis. O terceiro time era o Galt Football Club (foto abaixo), do Canadá, que acabou sendo campeão, mas não levou medalha, já que era apenas exibição. Tempos depois, o presidente do Comitê Olímpico Internacioal (COI), Juan Antonio Samaranch, deu uma medalha de ouro a mais para o Canadá.


Eis que em 1906, Atenas organiza uma edição intercalada dos Jogos Olímpicos, até hoje não recohecida pelo COI. No entanto, foi um grande sucesso de público e inaugurou uma nova forma de se promover as Olimpíadas como um evento separado do resto, já que então era apenas mais um atrativo das famosas feiras internacionais. E nesses jogos intercalados de 1906 também houve futebol. Quatro times disputaram o torneio: uma seleção da Dinamarca (que não era a seleção nacional, mas conta nas estatísticas da DBU, a federação dinamarquesa), e as seleções das cidades de Esmirna, Atenas e Salônica. A final, jogada por Dinamarca e Atenas, só teve meio-tempo, já que os atenienses, que perdiam por 9x0, abandonaram o jogo. Por isso, no dia seguinte, houve um raro jogo de decisão do segundo lugar, vencido pela seleção de Esmirna.


Dos jogos de 1908 (Londres) em diante, seleções nacionais passaram a representar os países. Na edição de 1908, o grande destaque, apesar do título vencido pela Grã-Bretanha, foi o jogador dinamarquês Sophus Nielsen, que fez 10 gols no jogo em que a sua seleção venceu a França A (haviam duas seleções francesas) por 17x1 na semifinal. A derrota foi tão humilhante que os franceses desisitiram de jogar pela medalha de bronze e deram sua vaga para a Suécia, que acabou perdendo da Holanda.

Nenhum comentário: