quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

China: a vergonha

Vem do excelente blog Pensar Enlouquece mais uma prova das bárbaras atrocidades cometidas pelo governo chinês (uma ditadura, não nos esqueçamos!!!) contra sua população.

Não nos enganemos, nem nos deixemos enganar pelas matérias laudatórias que pululam na mídia sobre as Olimpíadas que vem aí: a China continua uma ditadura, das mais repugnantes e das mais repressoras.

Fala o Alexandre Inagaki, do PE.

"...Wei Wenhua, cidadão chinês que no dia 7 de janeiro foi espancado até a morte por membros da Chengguan, espécie de polícia governamental conhecida por sua violência desmedida na repressão de delitos como comércio ilegal nas ruas da China. Qual foi o "crime" cometido por Wenhua? Ele estava filmando, com seu celular, imagens de um conflito entre a polícia e manifestantes que tentavam impedir que caminhões da prefeitura jogassem lixo perto de suas casas. Os "chengguan" notaram sua presença e espancaram-no por mais de cinco minutos. Wenhua morreu a caminho do hospital, aos 41 anos de idade.

Não é a primeira vez, e infelizmente parece que não será a última vez em que um cidadão chinês será vítima da truculência policial no país que sediará as Olimpíadas deste ano. O jornalista e blogueiro chinês Zhao Mu publicou uma série de fotos estarrecedoras que mostram a violência que é cotidianamente cometida pelas autoridades policiais de seus país. Alerto, porém: são imagens fortes.

Apesar da China constantemente bloquear sites que veiculam conteúdo considerado "subversivo" pelas autoridades, a ponto de já ter proibido sites como o Google, blogueiros e jornalistas-cidadãos como o falecido Wei Wenhua permanecem recorrendo ao território livre da internet para denunciar violências, abusos e arbitrariedades. Um dos blogs que recomendo para quem deseja informar-se melhor sobre a China é este: Status of Chinese People."

Um comentário:

Lu Castro disse...

Que mundo nojento...asqueiroso...podre!