sábado, 22 de março de 2008

Minha coluna de estréia no site do Milton Neves

Desde a semana passada tenho uma coluna no site do Milton Neves sobre origem e significado dos escudos e distintivos dos times de futebol pelo mundo.

Essa é a primeira coluna.

###

Primeiramente, quero agradecer ao Milton Neves pelo gentil convite para escrever uma coluna no seu site. O convite, além de me honrar, me emociona: foi com ele que comecei a conhecer o futebol. Foi ouvindo Milton Neves que aprendi a amar o rádio, esse delicioso veículo de comunicação.


Desde criança, escrevia cartas para o Milton; quando ele as lia no ar, era para mim uma glória e uma imensa alegria. Quando eu recebia cartões de Natal dele, os envelopes eram guardados em uma caixa junto com a minha coleção de Placar e meus cadernos em que eu anotava os resultados dos campeoantos de futebol de botão que eu organizava com o meu avô.


E agora, passados mais de 25 anos, Milton me convida. Nesse meio-tempo, criei um site (www.distintivos.com.br) que é o maior e mais atualizado acervo de escudos de times de futebol da internet mundial; participo toda segunda-feira do Fanáticos por Futebol, da Rádio Bandeirantes (convite do grande Marcelo Duarte); escrevi um livro (Futebol é uma Caixinha de Surpresas) que é filhote do meu quadro no programa da RB; escrevo em blogs e sites (Blog do Birner, Blag do Mauro Beting e Trivela); tenho uma coluna no Diário Regional, do ABC; sou comentarista da equipe 105FM Futebol Club, da rádio 105 FM, comandada por Lélio Teixeira e Ricardo Martins, tendo grandes companheiros ao meu lado.


E agora, repito, Milton Neves me convida para fazer parte de seu site. O que posso dizer, além de obrigado?



* * *



Falemos de escudos, de distintivos, de brasões.


Os escudos dos times da região de Valencia, na Espanha, normalmente têm um morcego desenhado. Os dois principais times locais, o alvinegro Valencia e o Levante, de cores grená e azul (mais antigo que o rival), têm um morcego desenhado no escudo, assim como o Alcoyano, o Catarroja e o Puçol, times de divisões inferiores.


O morcego, de cor negra, aparece no brasão da cidade de Valencia, sobre uma coroa real dourada que encima um escudo com as cores espanholas. O brasão, que remonta ao início do século VI, sempre teve um dragão como ornamento, e não um morcego.


No entanto, no século XVII, o dragão foi substituído por um morcego de asas abertas. O morcego faz parte da história valenciana: os árabes que dominaram a região do século VIII ao XII domesticavam morcegos para que eles comessem os vários mosquitos dos pântanos que cercavam a cidade de Valencia.


No reinado de Jaime I de Aragão, durante o século XIII, um profeta disse que, enquanto o morcego de al-Azraq (o governante árabe de Valencia) voasse livremente, a cidade se manteria sob domínio muçulmano. Um dia, o morcego viu o brasão com o dragão e ficou hipnotizado. Então, Jaime I o capturou e tomou a cidade. Em agradecimento ao morcego, colocou-o no lugar do dragão no símbolo valenciano.


2 comentários:

Verdaço disse...

Esse seria o bat-escudo??Ou um bat-clube?Hehehehe...não pude resistir.

André Rocha disse...

Definitivamente, o Milton não é nada bobo. Parabéns por mais este espaço, Bindi!