quinta-feira, 26 de abril de 2007

Rungnado May First Stadium

O maior estádio do mundo atualmente é o norte-coreano Rungnado May First Stadium ou May Day Stadium (Rungnado Owol Iril Gyeonggijang), inaugurado em 1° de maio de 1989, com capacidade para 150 mil pessoas. O nome vem de sua localização, a ilha fluvial de Rungna (no rio Taedong), em Pyongyang. O May Day é uma alusão ao Dia Internacional do Trabalho. Sua arquitetura é muito detalhada, com 16 arcos que sobem do chão, lembrando uma magnólia em flor, que fica a mais de 60 metros do solo.

Apesar disso, o estádio nunca fica cheio para futebol. Lota apenas para eventos nacionalistas promovidos pelo ditador Kim Jong-Il, como aniversários da revolução, aniversários do ditador ou do seu falecido pai, Kim-Il Sung, e eventos diplomáticos. Em 1995, um evento de luta-livre colocou mais de 190 mil pessoas no estádio. Foi o recorde de público do Rungnado.


Até o final da década de 80, o maior estádio do mundo era o Strahov (abaixo), em Praga, capital da República Tcheca, com capacidade para 250 mil pessoas. O mais impressionante do estádio é que ele tem arquibancadas muito baixas, mas com um perímetro gigantesco, que passava de 60 mil m². Atualmente, o estádio é usado para treinamentos do Sparta Praga e sua área era tão grande que hoje comporta seis gramados de tamanho oficial e mais dois ligeiramente menores. Por isso, não é mais considerado o maior do mundo.


Nenhum comentário: