segunda-feira, 30 de abril de 2007

Portuguesa, Guarani, Mirassol e Rio Preto

Portuguesa, Guarani, Mirassol e Rio Preto subiram à 1ª divisão do futebol paulista. Os dois primeiros voltam após somente uma temporada na segundona. Já o Mirassol e o Rio Preto (de cidades vizinhas) estão pela primeira vez na principal divisão do futebol paulista.

A palavra "portuguesa" (nome do time: Associação Portuguesa de Desportos, em homenagem à origem de seus fundadores e grande parte de sua atual torcida) é o gentílico feminino de português, aquele que nasce em Portugal.

Já a palavra Portugal vem supostamente de Cale (cidade às margens do Rio Douro, que hoje se chama Vila Nova da Gaia), onde havia intenso comércio. Para facilitar esse comércio, moradores locais criaram um porto no Douro de onde acabou por surgir um povoado, que recebeu o nome de "Porto Cale".

O nome do Guarani Futebol Clube homenageia a ópera "O Guarani", obra mais conhecida do maestro e compositor Carlos Gomes (e baseada no romance homônimo de José de Alencar), nascido em Campinas.

Guarani é o nome de um grupo indígena que ocupava uma área que ia do leste da Bolívia até a Argentina central, hoje restrito ao Mato Grosso do Sul e interior paraguaio. A palavra "guarani" tem origem controversa. A mais aceita é que quando os jesuítas chegaram, os indígenas se chamavam de "avañe'ẽ" e os europeus chamavam os indígenas que não aceitavam a conversão ao cristianismo de "Cayua" ou "Caingua". A união dos dois termos fez surgir "guarani".

O Mirassol Futebol Clube, da cidade homônima (localizada a 450 km de São Paulo) e fundado em 9 de novembro de 1925, joga no estádio José Maria de Campos Maia. O nome do município (e do time) se deve ao fato de que o centro da cidade é um dos pontos mais altos da região, podendo-se vislumbrar o nascer e o pôr-do-sol ao horizonte. Porém, popularmente, fala-se que o nome está relacionado à grande quantidade dos girassóis encontrados na localidade quando de sua fundação.

Da mesma forma que o vizinho time do Mirassol, o Rio Preto Esporte Clube, o Jacaré, leva em seu nome parte do nome de sua sede, a cidade de São José do Rio Preto. O fazendeiro Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, para que o patrimônio desse origem à uma cidade. Liderados pelo colono João Bernardino de Seixas Ribeiro, a cidade de São José do Rio Preto (pois o Rio Preto atravessa todo o município) surgiu.

Nenhum comentário: