quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Turno e returno já!!

O texto "A TABELA DA INCOMPETÊNCIA" do grande PVC sobre a ingrata tabela para o Mirassol no Campeonato Paulista é cirurgicamente correto. Ele mostra como foi mal-feita a tabela do Paulistão que vem aí. Gostaria de saber quem foi o gênio que a elaborou.

No texto, PVC coloca o Mirassol como favorito ao rebaixamento. Pois eu adicione ao Mirassol o Juventus como favorito ao descenso.

Vejam a tabela para o time grená da capital:

16/01 - Juventus x Noroeste (primeiro jogo em casa)
20/01 - Marília x Juventus (primeiro jogo fora)
24/01 - Juventus x Santos (jogo em São Paulo, mas contra o Santos e pelo horário, 20:30, fora da Javari. Considero jogo neutro, no mínimo)
27/01 - Sertãozinho x Juventus (segundo jogo fora)
30/01 - Juventus x Portuguesa (jogo em São Paulo, mas contra time da capital. Outro que considero jogo neutro, no mínimo)
02/02 - São Caetano x Juventus (terceiro jogo fora)
07/02 - Ponte Preta x Juventus (quarto jogo fora)
10/02 - Juventus x Barueri (para mim, é o segundo jogo como mandante DE FATO)
16/02 - Juventus x Palmeiras (jogo em São Paulo, mas contra time de capital e pelo horário, 18:10, fora da Javari. Considero jogo neutro, no mínimo)
21/02 - Mirassol x Juventus (quinto jogo fora)
24/02 - Juventus x Guaratinguetá (terceiro jogo como mandante DE FATO)
01/03 - Ituano x JUventus (sexto jogo fora)
08/03 - Rio Claro x Juventus (sétimo jogo fora)
12/03 - Juventus x Paulista (quarto jogo como mandante DE FATO)
15/03 - Corinthians x Juventus (oitavo jogo fora)
22/03 - Bragantino x Juventus (nono jogo fora)
27/03 - Juventus x Rio Preto (quinto jogo como mandante DE FATO)
30/03 - Juventus x Guarani (sexto jogo como mandante DE FATO)
06/04 - São Paulo x Juventus (décimo jogo fora)

Ou seja, além dessa imbecilidade que é um campeonato sem turno e returno (nem precisa ser pontos corridos, mas turno e returno é essencial), a mente brilhante que criou a tabela, encurralado pela conta que não bate (afinal, são 19 jogos para dividir em "casa" e "fora"), faz besteiras como a que coloca um time para jogar 10 jogos fora e 9 em casa, dos quais 3 são contra adversários da mesma cidade e pior, fora de seu estádio.

Por isso, continuo defendendo que os estaduais, torneios que gosto e acho divertidos, deveriam ser disputados em sistema de Copa do Mundo, com sede fixa. No caso de São Paulo, seriam 4 grupos de 5 times, por exemplo, com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos de cabeças-de-chave. No ano "X", teríamos um grupo em Campinas, um em Limeira, um em Araras e outro em Rio Claro, por exemplo. No ano "Y", teríamos grupos em Rio Preto, Mirassol, Jales e Catanduva e vai por aí. Seria uma festa nessas cidades, que receberiam 5 jogos de um time grande.

Os dois primeiros de cada grupo iam às quartas-de-final, posteriormente semi e final. Em 30 dias, o campeonato terminaria. Não haveria rebaixmento: os 4 classificados para a semifinal teriam vaga garantida, assim como os 4 times-sede, para o ano seguinte. As 12 vagas restantes seriam disputadas o ano todo em uma seletiva estadual.

Seria uma festa no Interior. De fato e sem demagogia. E continuaria divertido.

2 comentários:

  1. totalmente de acordo. aliás, eu sigo o estadual paulista há vários anos e, para além de compreender pouco essa questão de não existir ida e volta, compreendo ainda menos o emparelhamento dos jogos (e ter que se jogar em campos neutros, mesmo que tenha honras de transmissão televisiva).

    um abraço da 'terrinha'
    nuno almeida

    http://salesias.blogspot.com , passe a pub :)

    ResponderExcluir
  2. Por parte discordo. Quem mandou o time não ter estádio bom? Sem iluminação noturna, pequena capacidade e etc. A Juventus é time de primeira divisão e pensa como se fosse de segunda. Porque não usa o Pacaembu, que é público? A única injustiça que eu acho verídica é que ele disputará mais jogos fora (10) do que em casa (9).

    ResponderExcluir

Comentários de anônimos serão excluídos

Comentários de anônimos serão excluídos

Comentários de anônimos serão excluídos

Comentários de anônimos serão excluídos

Comentários de anônimos serão excluídos